Redator: tendências do trabalho freelancer para 2024 - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Redator: tendências do trabalho freelancer para 2024

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 22 de março de 2024
Redator: tendências do trabalho freelancer para 2024
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

O trabalho freelancer e, especificamente, o do redator, apresenta tendências que podem ser mudadas com o passar do tempo. Por isso, quem trabalha ou quer trabalhar com escrita deve estar atento às novidades e, principalmente, ao que o mercado está procurando.

Diante disso, separei este artigo para elencar as principais tendências que venho observando e que, na minha opinião, podem impactar o trabalho freelancer no mercado digital. 

Aproveite a leitura para entender um pouco mais sobre os rumos do digital neste ano e, assim, conseguir aproveitar melhor as oportunidades que surgirão. 

Como avaliar as movimentações do Mercado Digital?

Antes de apresentar as tendências do trabalho freelancer, é importante frisar a importância de passar a ter a sensibilidade de avaliar o mercado.

Eu digo isso porque o digital é um dos meios mais inconstantes que eu conheço, ou seja, é um espaço onde podem surgir inovações apresentadas como mudanças profundas e permanentes e que, “do nada”, somem, deixando muita gente sem entender o que de fato aconteceu. 

Quer exemplos? Multiverso e Inteligência Artificial.

O primeiro surgiu com a promessa de revolucionar o mundo digital e tão rápido quanto as pessoas acreditaram nisso, sumiu e ninguém fala mais nele. 

A Inteligência Artificial também surgiu da mesma maneira estrondosa, trazendo o medo de que o trabalho freelancer seria substituído da noite para o dia. 

Mudanças no mercado nunca acontecem assim, instantaneamente. Para mudar algo que está enraizado na cultura, nos processos, no dia a dia das empresas requer tempo e amadurecimento. 

Tanto das pessoas quanto da nova tecnologia. 

Por este motivo, se você quer trabalhar com escrita no digital, ou se já é Redator Freelancer, não pode apenas “acompanhar”, mas precisa aprender a “ler” as novidades que surgem.

Para isso, é essencial manter o estudo constante sobre a área escolhida, consumir bastante conteúdo de quem realmente estuda as tendências e novidades e seguir quem “dirige” as mudanças no seu mercado. 

Mas, saiba contextualizar as novidades e analisar as informações para não ser levado por “modinhas”.  

Dito isso, vamos às tendências que identifiquei e que podem te ajudar a entender o momento atual do mercado da escrita na internet.

4 tendências do Mercado Digital para o trabalho Freelancer

Chegou a hora de explorar as 4 tendências do mercado digital para freelancers. Analise se você está alinhado com o futuro e, caso contrário, aproveite essas informações para não perder o ritmo.

Crescimento exponencial de oportunidades

O trabalho freelancer, especialmente para Redatores e Copywriters, está testemunhando um crescimento exponencial de oportunidades. Com o aumento do comércio eletrônico, presença online e estratégias de marketing de conteúdo, as empresas estão ávidas por conteúdo de qualidade para atrair e engajar seu público-alvo. 

Nesse cenário, o Redator Freelancer tem um papel fundamental, pois são responsáveis por produzir textos persuasivos, informativos e envolventes que impulsionam o sucesso das estratégias de marketing digital. 

Principalmente, para as pequenas e médias empresas, que não têm condições de manter um profissional fixo. 

Ao diversificar seus serviços e especializar-se em diferentes nichos, você terá acesso a uma ampla gama de oportunidades de trabalho, tanto em projetos únicos quanto em colaborações contínuas.

Mas, eu gosto de ressaltar que o aumento das oportunidades não significa que o mercado será menos exigente. É preciso manter o estudo e, principalmente, desenvolver sua habilidade de  escrita para que ela possa ser aplicada dentro das estratégias de marketing da empresa.

Diversificação de clientes e projetos

Uma tendência significativa no trabalho freelancer é a diversificação de clientes e projetos. O Redator Freelancer tem a vantagem de trabalhar com uma variedade de clientes em diferentes setores, desde empresas de tecnologia até organizações de saúde e bem-estar. 

Essa diversificação não só proporciona uma fonte estável de renda, mas também enriquece a sua experiência como Redator, permitindo que você explore diferentes tópicos e estilos de escrita. 

Além disso, trabalhar com uma variedade de projetos vai te ajudar a expandir seu portfólio e aprimorar habilidades como adaptabilidade e versatilidade da escrita. 

E aqui também vale um ponto de atenção, que é a escolha de se tornar Redator Freelancer generalista ou especialista. 

Se você escrever para diversos nichos, as chances de conseguir trabalho é maior. No entanto, caso você opte por se especializar em uma área, as chances de aumentar o valor cobrado por texto crescem. 

Não estou falando qual é o melhor caminho, mas vale a reflexão sobre eles e, mesmo que a escolha seja por um nicho, ainda assim é possível diversificar clientes e projetos. 

Trabalho freelancer com o uso da inteligência artificial 

Com o avanço da tecnologia, o uso da inteligência artificial está se tornando uma tendência crescente no mercado freelancer, inclusive para quem trabalha com escrita.

Ferramentas de IA, como assistentes de escrita e geradores de conteúdo automatizados, estão sendo cada vez mais utilizadas para auxiliar os redatores na criação de conteúdo de alta qualidade de forma mais eficiente. 

Embora essas ferramentas possam agilizar o processo de escrita, é importante ressaltar que a criatividade, o contexto e o tom de voz ainda são aspectos exclusivamente humanos que o Redator Freelancer pode oferecer. 

E é aqui que o estudo sobre estratégias digitais entram. De nada adianta você utilizar uma IA, como o ChatGPT, para criar textos, se você não entende de técnicas de marketing. 

Por isso, você precisa aprender a integrar o uso da IA em seu fluxo de trabalho para aumentar sua produtividade e oferecer resultados ainda mais impressionantes aos seus clientes.

Aumento da criação de conteúdos de áudio e vídeo

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na criação de conteúdos de áudio e vídeo, impulsionado pelo crescimento das plataformas de mídia social, podcasts e serviços de streaming. 

Aos desavisados, poderia parecer um risco para o Redator Freelancer, já que o consumo de textos diminuiria. Mas, para quem tem o olho treinado em identificar oportunidades, a história é outra. 

O que está acontecendo é uma demanda crescente por Redatores especializados em escrever roteiros, scripts e legendas para Lives, vídeos e podcasts. 

Neste tipo de trabalho freelancer, você tem a oportunidade de capitalizar essa tendência expandindo suas habilidades para além da escrita tradicional e aprendendo a criar conteúdos envolventes e persuasivos para diferentes formatos de mídia. 

Assim, você pode se adaptar a essa mudança e oferecer esses, expandindo seu leque de oportunidades e se destacando no mercado. 

Pode acreditar, os vídeos e mídias de áudios vão crescer ainda mais, então é bom estar por dentro desses formatos de comunicação.

Como começar a ganhar dinheiro escrevendo? 

Agora que você já sabe o que faz um redator freelancer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.

O que você está buscando hoje?

  • Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
  • Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
  • Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?

O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.

Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.

Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:

É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.

Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.

Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.

O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam: 

Como começar do jeito certo

Quanto cobrar

Onde encontrar os primeiros clientes

Como se relacionar com eles

Como conquistar um faturamento mensal  

Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.

Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.

Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.

Você pode começar a estudar hoje mesmo…

No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *