Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas - Eduardo B Corrêa

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Redator Freelancer

Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 1 de novembro de 2024
Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas
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Você sabe o que faz um Redator Freelancer? A profissão de redator já existe há muito tempo, só que ela era utilizada apenas por jornalistas para escrever matérias e artigos para jornais e revistas.

Porém, hoje em dia isso mudou. Para ser um redator freelancer você não precisa ser formado em jornalismo, marketing ou em letras.

Na verdade, existem 3 grupos de pessoas que costumam se tornarem Redatores:

1) Profissionais de todas as áreas que desejam trabalhar com algo que tenha mais sentido, traga mais liberdade e qualidade de vida

2) Quem precisa ter um “segundo salário” para complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas

3) Quem está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita

Inclusive, este é o melhor momento para você começar a ganhar dinheiro com a escrita porque o mercado digital está extremamente aquecido.

E sabe qual é o melhor de tudo isso? Você pode trabalhar em casa, fazendo seu horário, livre de trânsito ou de um chefe que pegue no seu pé. 

Se você ainda não sabe exatamente o que faz um redator freelancer, continue lendo esse artigo e descubra se essa profissão é para você.

Aproveite e assista ao vídeo que gravei sobre esse tema, que vai complementar o que escrevi aqui.

O que faz o Redator Freelancer? Fundamentos da profissão

Redator é o profissional contratado para prestar serviços que envolvem a escrita, desde textos simples até estratégias avançadas de Marketing de Conteúdo.

Basicamente, em qualquer lugar que tenha conteúdo escrito a gente pode trabalhar….

E existem 2 caminhos que você pode tomar para ganhar dinheiro escrevendo, cada um com vantagens e desvantagens. Sua decisão vai depender do que você considera mais importante na sua vida.

1) REDATOR FIXO: se SEGURANÇA é um valor essencial para você, nessa opção você terá um salário mensal. É só se candidatar às centenas de vagas que surgem semanalmente no Linkedin e nos bancos de vagas.

2) REDATOR FREELANCER: se você tem os valores de LIBERDADE e FLEXIBILIDADE mais fortes que o de SEGURANÇA, você pode prestar serviço para várias empresas ao mesmo tempo.
Para isso, você vai precisar aprender:

A divulgar seu serviço
Precificar de forma justa
Negociar com clientes
Fechar projetos de longo prazo

Esses conhecimentos são essenciais para ter uma ótima renda mensal, ainda que variável.
Parece muita coisa, mas não é não. É possível aprender sozinho, ou fazer um curso de escrita para acelerar o processo.

Assim, você se livra de uma das coisas que mais tira o sono dos freelancers: A FALTA DE PREVISIBILIDADE DE TRABALHO E RENDA.

Aqui, o “salário” não tem teto. Seu faturamento mensal vai depender de você. Existem várias vantagens nesse caminho:

NÃO TEM CONCORRÊNCIA: afinal, quase todos os Redatores ficam apenas se candidatando às vagas.
VOCÊ FAZ SEU PREÇO: pode cobrar quanto quiser pelo seu serviço.
FECHA PROJETOS DE LONGO PRAZO: aqui você consegue o “salário fixo” porque as empresas vão pagar uma mensalidade recorrente pelo seu trabalho.

É assim que você pode se tornar Redator Freelancer e combinar DINHEIRO + LIBERDADE + FLEXIBILIDADE.

Não existe vínculo empregatício nenhum com a empresa e o relacionamento com ela acaba quando termina o serviço. Mas, mesmo assim, pode durar anos.

Eu mesmo tenho clientes que atendo há mais de 2 anos. E esses são os melhores clientes porque trazem previsibilidade de trabalho e de dinheiro.

O ideal é sempre ter uma carteira com esses clientes fixos para você manter um faturamento mensal.

Como o Redator se tornou essencial para o mercado digital

Eu sei que muita gente acredita que brasileiro não gosta de ler, que as pessoas preferem assistir vídeos, e tal.

É verdade que a compra de livros vem diminuindo nos últimos anos. Também é verdade que os vídeos se multiplicaram.

Mas, quando o assunto é escrita na internet, a história é outra.

Vou te dar 3 provas incontestáveis que demonstram a importância do conteúdo escrito e que também explicam porque o trabalho do Redator Freelancer se tornou essencial para todas as empresas:

1) O Google segue, há anos, sendo uma das maiores empresas do mundo por conta da pesquisa por conteúdos escritos. E ele ranqueia as empresas avaliando a qualidade dos textos escritos no site delas.

2) O Youtube usa descrições escritas para identificar os vídeos que o usuário busca. E, a maioria dos proprietários dos canais precisam de roteiros escritos para gravar vídeos.

3) A imensa maioria dos Reels no Instagram também são gravados usando roteiros escritos. Apenas a minoria das pessoas consegue, simplesmente, ligar a câmera, e sair falando e criando conteúdos de qualidade.

Aí eu te pergunto: se as pessoas não lessem, isso teria acontecido? Com certeza não.

Na verdade, sem escrita (feita de forma estratégica, é claro) empresas, empreendedores e profissionais liberais não conseguem vender ou captar clientes na internet.

E, não existem Redatores em quantidade suficiente para suprir essa demanda de conteúdo que realmente traga resultado.

É por isso que o que o Redator faz é tão importante.

Não se trata apenas de saber escrever bem. O texto tem que ser estratégico e personalizado para cada empresa. Alinhado com o que o público alvo dela precisa e espera.

Também por isso, que não adianta o dono da empresa, ou qualquer outra pessoa usar o ChatGPT para criar esses textos, porque não vai atrair o público certo.

O Redator tem o conhecimento técnico necessário para ajudar as empresas a criarem uma audiência compradora. E, como ele faz isso?

O que o Redator faz para atrair as pessoas certas

Para responder essa pergunta eu preciso te mostrar como o Google funciona.

Pensa comigo: quando você quer procurar algum produto ou serviço, ou até mesmo um profissional específico, qual é a 1a coisa que você faz?

Pergunta pro Google ou vai no Youtube, certo?! 

Você pesquisa por termos ou palavras relacionados ao problema que você quer resolver.

Aí o Google te mostra algumas opções de anúncios e depois links para sites e blogs orgânicos.

Resumindo, antes de comprar algum produto ou serviço na internet, você consome diversos conteúdos (reviews ou avaliações de produtos, vídeos no Youtube, posts no Instagram e artigos de Blog) que pesquisou no Google.

Para que esses links estejam na 1a página foi necessário um texto preparado por um Redator de conteúdo com conhecimento técnico suficiente para ranquear o artigo nessa 1a página.

Mas, não é só isso.

Depois que a pessoa clica no link e abre o artigo, o texto tem que cativar, tem que encantar, tem que agregar valor para o leitor.

Ou seja, tem que ajudar e entregar o que a pessoa está buscando. 

Quando isso acontece, o texto mostra que a empresa tem autoridade sobre aquele assunto e a pessoa vira leitora do Blog porque sabe que ali vai encontrar informações de qualidade.

E aumentam as chances dela baixar um material como uma planilha ou Ebook para se aprofundar no assunto, deixando o e-mail para relacionamento, ou até mandar uma mensagem solicitando mais informações sobre algum produto ou serviço….

Por isso, que eu digo: se tem uma coisa que o Redator não faz é vender texto. Ele vende resultados. 

E que resultados são esses? 

Um Redator de conteúdos apenas com a produção de artigos para o Blog pode conseguir: 

  • Aumentar a quantidade de visitas no site da empresa. E visitantes qualificados, que têm interesse no produto ou serviço daquela empresa
  • Consegue aumentar a captação de leads – potenciais clientes – quando eles baixam um ebook ou uma planilha 
  • Aumentar as vendas e o faturamento porque os textos transmitem a autoridade da empresa, mostrando para as pessoas que aquele produto ou serviço pode ajudá-las.

E isso não é tudo o que uma empresa quer? Aumentar vendas e faturamento? 

Nós podemos fazer isso…

Percebe o quanto os Redatores são importantes para as empresas? 

Quem contrata o Redator? 

1 – Pequenas ou médias Empresas B2B – quando uma empresa vende para outra empresa um produto ou serviço. 

2 – Ecommerce e lojas virtuais

3 – Empreendedores que querem terceirizar atividades porque não tem tempo de alimentar o Blog e as redes sociais

4 – Autônomos (contadores, advogados, dentistas, nutricionistas, psicólogos) que querem ser encontrados no Google

5 – Agências de Mkt (de conteúdo/digital, lançamentos, tradicionais) para atender seus clientes

6 – Infoprodutores para divulgar seus cursos online

7 – Cursos de idiomas para vencer a concorrência

8 – Universidades para criar material didático de acompanhamento para graduação e pós

Olha só quanta gente pode contratar o Redator Freelancer. Não precisa atender todos os mercados. Pode escolher o que gostar mais. 

Cada um deles tem necessidades bem específicas e é cheio de oportunidades de ganhos. 

O mercado de trabalho freelancer é gigantesco

Vou vou te mostrar porque o mercado digital, mesmo estando tão aquecido e cheio de oportunidades, ainda está apenas começando…e vai continuar crescendo nos próximos anos….

Só para você ter uma ideia do tamanho do mercado de pequenas e médias empresas, olha esse censo do Sebrae feito em 11 maio de 2020 mostrando quantas empresas existem no Brasil

E olha que aqui nem estão os Profissionais Liberais que são milhões e também precisam de profissionais de produção de conteúdos na internet

É claro que nem todas estão indo para o digital…mas a tendência é que elas invistam em Mkt Digital, porque não tem mais como uma empresa não estar na internet. 

Por esses números nós vemos que os próximos anos o mercado para o Redator Freelancer vai continuar muito aquecido e cheio de oportunidades para você que quer começar hoje. 

Agora que você já entendeu porque o mercado está tão bom e como o Redator se tornou essencial para as empresas, vamos ver…  

Quais são os serviços que o Redator oferece

Ao ser contratado como Redator você vai passar o dia pesquisando e escrevendo sobre os mais diversos temas, de acordo com as necessidades da empresa. 

Já imaginou…ser pago para ficar em casa fazendo algo que hoje pode ser um hobby para você?  

E esses conteúdos podem ser:

  • Estratégias de conteúdos para empresas de todos os segmentos
  • Conteúdos para o Instagram (posts no feed, stories, roteiros de Reels e  carrosséis) 
  • Textos institucionais para sites corporativos 
  • Artigos de Blog com SEO para ranquearam na primeira página do Google
  • Ebooks
  • Roteiros para gravação de vídeos e lives no Youtube 
  • Emails e Newsletters
  • Posts e artigos no Linkedin 
  • Transcrição de Lives, vídeos e podcasts no Youtube e Instagram
  • Material de acompanhamento para aulas EAD – graduação e pós
  • Escrita de livros para terceiros

Olha só quanta coisa você pode fazer com a sua escrita. Quantas oportunidades de ganhar dinheiro escrevendo… 

E você ainda pode combinar alguns desses serviços de acordo com a necessidade da empresa, criando pacotes aumentando o valor que você entrega e consequentemente o preço.

Por exemplo: 

Artigos + legendas para redes sociais

Artigos + Ebook + Emails de relacionamento

Transcrição de Vídeos + Artigos para Blog + Legendas

E por aí vai…

Atualmente, os artigos para blogs e conteúdos para redes sociais são os serviços mais comuns de serem contratados.

Mas, frequentemente, as empresas nem sabem que o Redator pode fazer isso tudo e é uma questão de você saber como oferecer e mostrar os resultados que elas podem ter com seu trabalho.

E sabe o que é melhor? 

Para ter resultados realmente efetivos na internet, o site e as redes sociais das empresas precisam ser continuamente alimentados com conteúdos de qualidade. 

Ou seja, não adianta nada contratar um Redator para escrever um ou dois textos porque isso não vai trazer resultados. 

Um dos critérios mais importantes para o Google é a frequência de atualização dos sites. Ele quer ver sempre conteúdo novo e de qualidade. 

Por isso, as empresas precisam de Redatores que trabalhem no médio e longo prazo. E isso é ótimo, porque nos dá previsão de trabalho e dinheiro. 

E por falar em dinheiro…

Quanto ganha um Redator Freelancer?

O resultado financeiro está diretamente relacionado ao que o redator freelancer faz, ou seja, a velocidade com que você produz um texto vai impactar diretamente em quanto você vai ganhar.

Ganhar dinheiro com a escrita requer prática e habilidade. Quanto mais você escreve mais textos irá produzir, consequentemente aumentará a sua renda.

Os valores variam muito, dependendo do serviço, do volume de trabalho e do quanto você se valoriza.

Para ilustrar, vou colocar 2 exemplos aqui, do quanto você pode ganhar como redator, escrevendo artigos para Blog e produzindo conteúdos para o Instagram.

Se você escrever 4 artigos de 1000 palavras por mês, pode cobrar em torno de R$ 300 por texto, totalizando R$ 1200 mensais.

Se você fechar um projeto de produção de conteúdo para Instagram de 10 posts mensais, divididos entre carrosséis, roteiros para Reels e Stories, pode cobrar em torno de R$ 600 mensais.

Lembrando que não estou falando apenas de escrever os textos. Você vai precisar montar a estratégia de conteúdo para esses clientes.

Considerando que são valores para um cliente apenas. Se você tiver 5 clientes, vai ganhar em torno de R$ 6000 e R$ 3000, respectivamente.

Independentemente se você quer trabalhar como freelancer nas horas vagas para complementar sua renda, ou deseja transformar a escrita em uma nova profissão para ter mais liberdade e qualidade de vida, para ganhar dinheiro escrevendo precisa se preparar do jeito certo.

Existem alguns conhecimentos técnicos que você vai precisar adquirir, além de algumas novas habilidades comportamentais.

Dependendo da sua dedicação, esse processo pode ser rápido e, em poucas semanas, você pode começar seu trabalho freelancer.

Foi assim que eu fiz quando me tornei redator freelancer, estudei, pesquisei e fiz vários cursos para conquistar um faturamento recorrente mensal.

Pronto para começar como Redator Freelancer? 

Agora que você já sabe o que faz um redator freelancer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.

O que você está buscando hoje?

Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?

Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?

Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?

O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.

Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.

Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:

É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.

Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.

Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.

O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam: 

Como começar do jeito certo

Quanto cobrar

Onde encontrar os primeiros clientes

Como se relacionar com eles

Como conquistar um faturamento mensal  

Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.

Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.

Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.

Você pode começar a estudar hoje mesmo…

No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

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