Não há como negar que redigir é uma das profissões de significativa importância nessa Era Digital. Para aqueles que pretendem abraçar esta, como uma nova profissão, certamente surge aquela célebre “pergunta que não quer calar”: É melhor virar Redator Freelancer Especialista ou Generalista?
Se você é um desses profissionais que procura resposta para essa questão, continue lendo. Quem sabe podemos ajudá-lo a decidir. Ou quem sabe, podemos criar mais questionamentos, que ajudarão a entender se esta profissão é realmente para você.
Ô pergunta chatinha! Está no mesmo nível daquela… “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”
Pois é. Perguntinha que requer outras perguntas. Mas vale a pena conhecer.
E é por aí que vamos começar nossa conversa.
Entenda a diferença entre o Redator Especialista e Generalista
Um Redator, seja ele Generalista ou Especialista, tem a nobre missão de nos municiar de informações diversas, com a maior clareza possível. Aqui, vale a pena fazer a distinção entre um e outro.
É comum encontrarmos que o Redator Freelancer Generalista é o profissional que escreve sobre uma grande variedade de assuntos de maneira consistente, com profundidade.
Na outra ponta, o Redator Freelancer Especialista, é o profissional que, como o nome diz, se especializa na escrita de uma área específica, com um aprofundamento bem maior que o Redator Generalista, com a riqueza de detalhes imprescindíveis para uma compreensão eficaz do texto.
Estudos realizados mostram a importância do Redator Especialista e destacam serem melhor remunerados por conhecerem determinados assuntos a fundo e por isso têm menor incidência de erros
Há no entanto quem diga que o Redator Generalista terá mais chances porque apresenta habilidades diversas e assim, poderá atender ao cliente de forma mais ampla, em campos distintos.
Ora, se estamos falando em Redator, não devemos esquecer que é um profissional que antes de mais nada ELE é o ESPECIALISTA.
Ele detém a técnica da REDAÇÃO.
O que faz o Redator Freelancer
O Redator é o profissional que conhece as técnicas da REDAÇÃO. Não necessariamente o assunto que está tratando. Não estamos dizendo que ele desconheça. Apenas dizemos que não é ESPECIALISTA nesta área que possivelmente está escrevendo.
No entanto, pode se aprofundar bastante no assunto através de pesquisas e escrever como se fosse um ESPECIALISTA na área em questão.
Duvida?
Então, veja por outro lado. Chame um brilhante Cirurgião e peça para ele redigir sobre como fazer uma cirurgia e ele o fará.
Aí vêm outras perguntas.
Será que a forma que ele vai escrever ficará claro para seus alunos ou as pessoas que irão utilizar tais conhecimentos?
O texto por ele escrito seria de fácil compreensão?
Em outras profissões, o texto teria um bom valor comercial?
Pois é! Na verdade, é neste ponto que mora a resposta para a tão louca pergunta.
Redação para atrair as pessoas certas
O Redator é o profissional tecnicamente formado para colocar em palavras, as informações que necessitamos.
Ele irá elaborá-lo de maneira a atrair, envolver quem está lendo e fazer com que essa pessoa tenha reações favoráveis ao texto para que o leitor compreenda a técnica utilizada, por mais complexa que seja.
No caso específico do texto médico, ele deverá ser claro o suficiente para servir de base aos estudantes e futuros médicos, portanto, com riqueza e clareza nos detalhes.
Para fazer isso, ele precisa saber sim, sobre qual a palavra que mais cativa, que mais facilita a interiorização?
Qual a formatação que mais seduz, que mais prende a atenção?
Ai, sim. Se este objetivo for atingido, o leitor será uma doce criança embalada pelas belas palavras deste Redator.
E claro, será um passo para a correta aplicação da técnica apresentada ou para conversão de seja-lá-o quê estamos oferecendo: uma história, um relatório, um manual… ou seja, um produto.
Escrever sobre tudo ou apenas sobre o que gosta?
É claro que não podemos abandonar os conhecimentos do Redator.
Não se pode negar que sua formação em áreas distintas permitirá uma visão mais abrangente e possibilita a elaboração de uma diversidade maior de textos.
Em sua área de formação, certamente a redação poderá fluir mais naturalmente e o texto estará pronto mais rapidamente e pode até estar com maior nível de profundidade.
Se o Redator reunir os conhecimentos da área que escrever e detiver a técnica de Redação, sem dúvida será um profissional de grande valor, podendo ter uma remuneração bem acima da média do mercado.
Noutra ponta, você até pode ser um ESPECIALISTA em sua área, porém, se não detiver as técnicas da Redação, dificilmente conseguirá atrair a atenção do público a quem se destina o texto em questão.
Em consequência, sua remuneração não será tão atraente enquanto Redator, seja ESPECIALISTA ou GENERALISTA, caso você se aventure, tendo apenas o conhecimento da área específica.
Um fato que merece atenção é que o profissional quando chamado para elaborar qualquer texto, ele inicia com uma pesquisa.
Nessa pesquisa, estão envolvidas fontes bibliográficas ou fontes pessoais, o que possibilita que nosso Redator passe a entender com maior profundidade aquele assunto.
Ou seja, passa a ser um especialista.
Se você duvida disso, vamos apenas usar aqui o exemplo dos Ghostwriters, profissionais que elaboram textos, porém os créditos são dados a outra pessoa .
Estes profissionais são contratados para escrever textos e o fazem, mas quem fica como autor é a pessoa que adquiriu o texto através de contrato.
O Redator Freelancer por excelência
Normalmente, celebridades que querem contar suas histórias ou tratar de determinados assuntos de suas áreas específicas de atuação, mas não têm a técnica da redação.
Assim, contratam Redatores conhecidos como Ghostwriters e os textos, até livros, são escritos e não há qualquer ilegalidade nisso.
Temos ainda, os comentaristas de esportes, muitos dos quais jamais nem passaram próximo de uma quadra ou campo, mas conhecem o esporte com profundidade e escrevem muito bem sobre isso.
É isso! Ser ESPECIALISTA E GENERALISTA é uma condição que faz parte das habilidades do bom Redator.
O que se espera dele, na verdade, é que tenha talento e aprimore, se tornando ESPECIALISTA em REDAÇÃO, pois esta sim, é a condição fundamental para se obter textos de excelência.
Para tanto, há cursos específicos cujo programa inclui desde a pesquisa das fontes de textos a técnicas de negociação que permitem que você fortaleça sua habilidade da escrita e a transforme em uma habilidade lucrativa.
Se você quiser saber mais sobre essa profissão, participe da Jornada do Redator Freelancer, um evento online e gratuito que mostra tudo sobre o mercado e como você pode viver da sua escrita, trabalhando de casa.
Redatora Convidada: Heloísa Veiga
Ganhar dinheiro escrevendo: qual é o nicho mais lucrativo para você começar?
Escrita Criativa: Quanto ganha um Redator Freelancer?
Como ser um Redator Freelancer desejado e valorizado pelas empresas
Guia Completo para virar Redator Freelancer e começar a ganhar dinheiro escrevendo
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.