Você sabia que se souber como usar o Linkedin é possível conseguir clientes todos os meses? Sim, ele é a única rede social que divulga seu trabalho de graça.
Muita gente acha que o Linkedin só serve para procurar emprego ou desenvolver a carreira corporativa. Realmente, a plataforma é ótima para isso.
Mas, o Linkedin também é ótimo para você que trabalha como redator freelancer, prestando serviços no digital, criando conteúdos, captar clientes todos os meses…
Seja Redator, Copywriter, Analista de Conteúdo, iniciante ou experiente, não importa…
Por isso, neste artigo, vou te mostrar como usar o Linkedin para ser encontrado por quem precisa dos seus serviços e fechar bons projetos.
Aproveite e também assista ao vídeo que gravei sobre esse tema.
Como usar o Linkedin
Deixa eu começar falando alguns números para você entender o poder de saber como usar o Linkedin.
O Linkedin, atualmente, é considerado a maior rede social profissional do mundo e tem mais de 75 milhões de usuários só aqui no Brasil.
Praticamente todas as empresas estão lá, assim como todos os recrutadores também estão lá.
Vantagens do Linkedin para quem é Redator Freelancer
Existem várias vantagens para te convencer a começar a usar o Linkedin:
1- o público é mais qualificado e focado em aprendizado e crescimento, o que é interessante para você produzir conteúdos de divulgação por lá
2 – o alcance orgânico do Linkedin é muito maior do que o Instagram. É comum eu publicar posts que mesmo uma semana depois continuam tendo engajamento com curtida, comentário e compartilhamento.
3 – As pessoas estão mais abertas a contatos comerciais, o que significa que é mais fácil você fazer propostas, mostrar seu trabalho, e captar clientes no um a um
4 – O Linkedin divulga seu perfil para outras pessoas que podem ser potenciais clientes – para mim, uma das melhores funcionalidades da plataforma porque possibilita atrair clientes
Além disso, existem quase 70 milhões de empresas e 130 mil escolas cadastradas no Linkedin. Olha o tamanho dessa oportunidade, considerando que todas precisam de Redator para produzir conteúdos.
Como funciona o Linkedin – os 3 Pilares
A missão do Linkedin é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Dentro desse conceito, temos duas vertentes:
Ajudar os profissionais a crescerem profissionalmente na carreira corporativa.
E ajudar profissionais a fazerem negócios para suas empresas. É aqui que a gente vai focar, porque o algoritmo do Linkedin possui mecanismos para facilitar o networking comercial.
Então, para saber como usar o Linkedin e conseguir mais clientes, você precisa trabalhar 3 Pilares essenciais.
1º Pilar: Posicionamento estratégico do seu perfil
O seu perfil no Linkedin é o seu cartão de visitas e pode ser usado para captar clientes. Muita gente acha que ele é apenas um currículo virtual, mas é muito mais do que isso.
É por onde você será encontrado, visto e lembrado por potenciais clientes.
Por isso, suas informações devem ser colocadas de forma estratégica para impressionar quem estiver lendo.
Vamos ao que você precisa fazer, na prática:
O primeiro passo é fazer uma lista de palavras-chave relacionadas aos seus serviços.
Por exemplo:
Redator: Redator Freelancer, Redator SEO, Redator Web, Copywriter, Copywriting, SEO, Marketing de Conteúdo
Social Media: mídias sociais, Instagram, social media, etc
Copywriter: copywriter, copywriting, cursos online, infoprodutos, lançamentos, perpétuos.
Estrategista de Conteúdo: estratégia de conteúdo, criação de conteúdo, estratégia de marketing de conteúdo
Depois dessa lista pronto, você precisa distribuir essas palavras em campos estratégicos, que o algoritmo dá mais peso ao classificar seu perfil.
Vou colocar aqui os principais, mas nada impede que você também coloque nos demais campos, desde que não prejudique a experiência de leitura – em outras palavras, use o bom senso.
Os principais campos do Linkedin que você precisa preencher para aumentar as chances de conseguir mais clientes são esses:
Foto: pode parecer óbvio, mas não utilize fotos de baixa qualidade, em festas ou na praia. Use uma foto profissional, mostrando a mesma imagem que você teria ao encontrar com um cliente presencialmente.
Headline / Descrição profissional: é o campo que fica logo abaixo da foto e do seu nome. Você deve usá-lo para descrever o que você faz, como ajuda as empresas e quais resultados elas podem esperar do seu trabalho.
Por exemplo, no meu perfil do Linkedin, eu tenho a seguinte descrição:
Curso de Escrita para formar Copywriters desejados pelo mercado digital | Copywriter Estrategista de Lançamentos e Perpétuos | Estrategista de Conteúdo | Redator SEO | Redator Freelancer | Especialista em Linkedin
Resumo: fale um pouco de você, da sua trajetória profissional, da sua experiência como freelancer no digital e descreva seus produtos e serviços.
Experiência: inclua detalhadamente a sua experiência profissional, principalmente, a atual.
Aqui também você pode descrever os produtos e serviços que você oferece, pois, se algum potencial cliente estiver olhando o seu perfil já ficará conhecendo as soluções que você trabalha;
2º Pilar: Rede de Contatos
Depois de preparar o seu perfil, você precisa montar sua Rede de Conexões dentro do Linkedin. Lá dentro você tem acesso a milhares de pessoas dentro e fora do Brasil.
A ideia aqui é possuir uma rede ampla e diversificada vai permitir que seu perfil seja visualizado mais vezes, aumentando as chances das pessoas interessadas no que você faz encontrarem seu perfil.
Também vai permitir que você se mantenha atualizado com o que ocorre no seu mercado, acompanhando o que os profissionais da sua área estão fazendo, através das suas publicações e dos seus Perfis.
Para iniciar sua Rede de Conexões, você pode começar enviando convites para seus contatos de e-mail. O próprio Linkedin sugere essa ação quando você se cadastra, e ela fica ativa no seu Perfil, caso queira realizá-la mais tarde.
Sugestões para aumentar sua rede com potenciais clientes:
Empresas grandes que você deseja conquistar uma vaga mais fixa – aqui, vale a pena se conectar com os profissionais de RH, que fazem recrutamento, e do Marketing.
- Agências de Conteúdo, de Marketing Digital, de Lançamentos, entre outras. Dê preferência para as pequenas e médias, que são as que mais contratam freelancers no digital.
- Pequenas e médias empresas do nicho que já atua ou que deseja atuar. Mesma lógica das agências, por ainda serem de pequeno porte, é mais barato contratar freelancers do que CLT e você pode se conectar com os donos, que, geralmente, são os decisores principais.
- Infoprodutores, ideal para Copywriters que desejam trabalhar com vendas de cursos online.
- Pessoas que você conhece em eventos presenciais da sua área, como palestras, feiras, cursos, etc.
3º Pilar: Engajamento e Produção de Conteúdo
O 3o Pilar para você conseguir mais clientes no Linkedin é interagir com a sua rede de contatos. O Linkedin adora quem curte, comenta e compartilha conteúdos na plataforma. Afinal ele é uma rede de networking.
Por isso, ele tem o maior alcance de conteúdo orgânico entre as redes sociais. Principalmente para conteúdo escrito. Isso mesmo. No Linkedin a escrita é mais valorizada que os vídeos.
Frequentemente, meus posts ainda têm engajamento depois de uma semana ou 10 dias publicados, algo impensável no Instagram, por exemplo.
A ideia aqui é você publicar conteúdos sobre o seu trabalho, mas não vendendo sem peixe sempre.
Você pode, por exemplo, listar os problemas e dores de um dos nichos que já atende como freelancer e para cada uma delas produzir um conteúdo bacana explicando porque isso acontece e como resolver.
Vale a pena também publicar sobre Marketing de Conteúdo, porque a produção de conteúdo ajuda as empresas a venderem e atraírem mais clientes, enfim, as vantagens de ter um profissional como você.
Isso vai mostrar para as pessoas que você entende do assunto e vai atrair quem precisa do seu trabalho.
Consistência: o segredo para captar clientes no Linkedin
Não adianta nada preencher todo seu perfil e não investir tempo em criar uma rede de contatos. Assim como também não vai surtir efeito ter uma rede enorme e não produzir conteúdos.
O que te mostrei aqui é um passo a passo prático para você saber como usar o Linkedin para conseguir clientes. Você vai fazer a plataforma divulgar seu trabalho de graça e, em pouco tempo vai ter gente mandando mensagem, perguntando do seu serviço e até oferecendo vagas fixas.
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