Nesse artigo, vamos falar sobre como usar o chatGPT para aumentar sua produtividade como freelancer e, assim, ganhar mais.
Desde o seu surgimento, o chatGPT, assim como a inteligência artificial (IA) em geral, tem causado medo entre os Freelancers de todas as áreas.
O medo de perder trabalho e ser substituído por essa nova ferramenta digital
Mas, será que existe essa possibilidade?
Leia até o final e descubra quem pode perder o trabalho por conta do ChatGPT, os cuidados que você precisa ter para não ficar para trás e, também, como usar a Inteligência Artificial para multiplicar seu faturamento.
Mesmo que você ainda não tenha começado, ou esteja bem no início da sua carreira freelancer.
Como usar o ChatGPT no mercado digital
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não existem regras.
Ou seja, ninguém sabe exatamente o rumo que o mercado vai tomar por conta da inteligência artificial.
Por quê? Porque ela é muito recente ainda. É uma tecnologia que está em constante desenvolvimento.
No entanto, é possível identificar algumas tendências que o mercado está apontando para o profissional freelancer.
Por isso, é primordial despertar o interesse em acompanhar o mercado e perder o medo do que pode acontecer.
Dessa maneira, fica mais fácil de entender os rumos que o mercado está tomando.
Além disso, podemos perceber como ele está vendo a inteligência artificial em relação a contratar freelancer ou não.
É claro que existem riscos, mas tomando alguns cuidados, você consegue se blindar, pois também existem oportunidades
Como funciona o chatGPT
Uma das premissas a se seguir para entender como usar o chatGPT é dizer exatamente o que você quer para o prompt de comando.
Dependendo de como você detalha esse comando, ele vai te dar uma resposta… melhor, pior ou diferente.
Dito isso, vamos ver as etapas pelas quais a Inteligência Artificial aprende e trabalha.
Aprendizado
Pense em IA como uma criança super rápida, que pode ler milhares de livros em segundos e lembrar de tudo. Os livros são os dados.
Mas, assim como uma criança, ela precisa ser ensinada e guiada corretamente para aprender bem e tomar boas decisões.
Então, tudo começa com a Inteligência Artificial sendo alimentada por dados. Analogamente, eles seriam os livros didáticos pelos quais as crianças aprendem.
No entanto, o chatGPT pega uma imensidade de dados, para aprender. Seu algoritmo vai assimilando e detectando padrões nesses dados.
Dessa maneira, ele tenta entender, classificar e memorizar todas as informações que estão passando para ele.
Depois de certo tempo, isso chega pronto para o operador.
Decisão
Depois que a IA passa pelo processo de aprendizagem, que não termina nunca, ela chega na etapa de decisão.
Ou seja, ela começa a tomar decisões baseadas no que aprendeu.
Por exemplo, se alimentarmos o chatGPT com imagens de gatos em diferentes situações, aumenta as chances de pedirmos para ele olhar para uma imagem e dizer se tem um gato ali ou não.
Em outras palavras, uma Inteligência Artificial detecta padrões, e a partir daquilo que o mandamos fazer, ela busca a resposta nesses padrões.
Por fim, ela vai melhorando esse processo cada vez mais com o tempo.
Como usar o chatGPT para criar conteúdo estratégico
Primeiramente, não adianta entrar no chatGPT e pedir para ele fazer as coisas para você.
Por exemplo, se você quer escrever textos para um cliente de contabilidade, você precisa treinar o mar de dados presentes na IA, para ela buscar aqueles relacionados ao mercado de contabilidade,
Dessa maneira, ela pode criar o que você pedir.
Por isso, você precisa alimentar a Inteligência Artificial com dados relacionados ao negócio desse cliente, o público que ele quer atingir, as características desse público, os produtos que ele vende.
E depois, como você quer que ele te dê essa resposta?
Por exemplo, você quer escrever um artigo para blog? Como é esse artigo que você quer que o chatGPT escreva? Tem que ter SEO? Tem que ter a linguagem do cliente?
Então, pegamos o modelo básico que nos é oferecido pela IA, mas temos que treiná-la também.
Limitação
Os dados do chatGPT estão atualizados até janeiro de 2022. Aqui, temos uma limitação importante, que já deveria combater qualquer medo em sermos substituídos por ele.
Pois, tudo que aconteceu depois, dependendo do cliente que você vai atender, podem ser coisas muito importantes.
Isso invalida o uso do chatGPT? Claro que não. Mas, valida a interação do humano com ele.
Ou seja, você terá que buscar essas informações, mais atualizadas, para poder validar o que ele te fornece.
Automação de tarefas repetitivas
Quando um redator escreve um artigo mais longo, de mil, duas mil, três mil palavras, isso leva tempo.
É preciso pesquisar e organizar as informações. Ou seja, escrever literalmente, o que é um trabalho braçal.
Mas sabendo como usar o chatGPT, ele escreve a base do artigo muito mais rápido que um humano.
Por exemplo, um texto de mil palavras, pode demorar em média uma hora ou uma hora e meia para ser escrito, dependendo do tema.
O chatGPT pode fazer o básico desse texto em 20 minutos.
No entanto, mesmo usando um prompt maravilhoso, ele vai entregar um texto que está muito longe de um artigo feito por um bom redator.
Mas economiza tempo.
Além disso, você pode usar a IA para lapidar o texto.
Basta dar um novo prompt de comando para ele. Por exemplo, você viu que o texto está muito genérico. Então, é só pedir para ele reescrever de forma mais ampla,
Faça isso até chegar em um nível aceitável para você. Ou seja, você está usando sua análise profissional.
Então, é só lapidar com o conhecimento do público do seu cliente.
Como usar o chatGPT para aumentar sua renda?
Sabendo como usar o chatGPT, ele se torna uma ferramenta para aumentar seu faturamento, além de aumentar a eficiência e entregar projetos mais rapidamente.
Por exemplo, se você faz a gestão da rede social de três clientes, isso ocupa todo o teu tempo,
Mas com a IA você consegue fazer isso gastando 30% desse tempo.
Ou seja, você vai atendê-los com a mesma qualidade
E com os 70% de tempo livre, você pode prospectar e fechar novos clientes, aumentando seu faturamento.
Evolução do mercado
Oportunidades estão surgindo graças à Inteligência Artificial. Por exemplo, está surgindo um cargo novo no mercado chamado engenheiro de prompt.
Ou seja, é uma pessoa especialista em criar prompts eficientes.
Na verdade, todos nós que usamos IA em nosso trabalho de freelancer, temos que ser um engenheiro de prompt.
Pois, temos que entender qual é a melhor maneira de informar para o chatGPT, o que queremos dele.
Qualquer redator ou copywriter, desenvolve um feeling com o tempo.
Ou seja, saber se o que você está fazendo é bom ou ruim. Isso é essencial para filtrar toda a informação fornecida pela Inteligência Artificial, pois ela vai te dar informações ruins.
Esse é o seu diferencial em relação a IA. É você quem vai se aprofundar no público do seu cliente para saber se aquilo que está saindo dela está alinhado com o que o teu cliente precisa.
Portanto, se você não se posicionar como um profissional estratégico, seu cliente vai te trocar pelo chatGPT para cortar gastos.
Mas se você mostrar pra ele que sabe fazer coisas que a IA não sabe, ele vai continuar com você e valorizar mais o teu trabalho.
Um profissional freelancer deve se preocupar em perder trabalho para IA?
Primeiramente, é preciso se adaptar a essa nova realidade e aprender como usar o chatGPT a seu favor.
Dessa maneira, como já falamos nesse artigo, você pode usar a IA, para acelerar sua produtividade, e fazer algo que leva uma hora, em 20 minutos, mantendo a mesma qualidade.
Porém, é você quem vai manter a mesma qualidade usando seu discernimento para falar com seu público.
A IA pode te dar uma base, que você vai lapidar para fazer conteúdos muito melhores do que você faz hoje sozinho.
Segundo, valorizar a tua criatividade. Ou seja, você tem que ter a capacidade de olhar para um problema, analisá-lo e encontrar uma solução para ele.
Qual é o problema que temos sempre que chega um cliente novo?
Como eu crio uma audiência compradora para esse cliente? Como atrair o público que está com os problemas que o produto do meu cliente resolve?
Terceiro, desenvolva habilidades interpessoais como empatia, comunicação e vendas, por exemplo,
Então, para você conseguir novos clientes, para você se relacionar com seus clientes atuais, você precisa desenvolver essas habilidades.
Conclusão
Sabendo como usar o chatGPT, ele não vai tirar seu trabalho.
Você precisa saber fazer uma leitura do negócio do seu cliente e analisar o que está funcionando, ou o que não vai funcionar em termos de estratégia de negócio.
Ou seja, é preciso aprender marketing de conteúdo, pois ele serve para Instagram, blog, YouTube
Eles são canais onde você leva a informação para as pessoas. Mas essa informação tem que ser estrategicamente organizada, através de premissas de marketing,
Então, hoje, é preciso ter um perfil profissional abrangente
Qual é a habilidade que está te faltando e que talvez seja o motivo de você não ter cliente, de não ter dinheiro, de não estar realizado no que você tá fazendo?
Estamos entrando na era da IA mais humana e não na era da IA ou da IA contra o humano. É a IA com o humano.
Ela já está criando novos cargos e você vai conseguir acompanhar isso estando antenado no mercado.
Portanto, pare de se preocupar.
O que você precisa fazer é aprender como usar o chatGPT a seu favor.
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