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Freelancer: como conseguir clientes todos os meses

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 22 de julho de 2024
Freelancer: como conseguir clientes todos os meses
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Você está com dificuldade em conseguir clientes? Esse costuma ser um dos maiores desafios do trabalho freelancer, seja você um Redator, Copywriter, Social Media, Designer, ou qualquer outro profissional de conteúdo. 

Mas, acredito que não seja por falta de oportunidade, porque todas as empresas, empreendedores e profissionais liberais precisam produzir conteúdo para vender na internet. 

Então, por que você não consegue mais clientes? Por que eles não aparecem? 

Muitas vezes é porque você não sabe onde procurar, ou não tem um processo estruturado para buscar novos clientes todos os meses. Por isso, neste artigo, vou mostrar as 4 melhores fontes de clientes para que você consiga ter uma renda recorrente mensal. 

Aproveite para assistir ao vídeo que gravei sobre o tema.

As 4 melhores fontes para você conseguir clientes

O que você vai ler a seguir funciona para qualquer profissional de produção de conteúdo que trabalha como freelancer. 

O ideal é que você conquiste novos clientes todos os meses, pois assim terá previsibilidade de trabalho e dinheiro. E a melhor maneira é combinando as 4 fontes de clientes que vou mostrar aqui. 

Vamos lá…

1 – Networking para indicação de novos clientes 

A primeira maneira de você conseguir mais clientes é a indicação. Você pode receber indicação de novos trabalhos de um cliente atual que gosta do que você faz, de amigos, de conhecidos, de familiares.

Essa é a maneira mais fácil e menos eficiente de conseguir clientes. Fácil porque você não precisa fazer nada para ela acontecer. Por outro lado, você também nunca sabe quando ela vai acontecer, certo?! 

É claro que você pode melhorar as chances de ser indicado. Por exemplo, sempre fale para seus amigos, conhecidos e familiares do seu trabalho, como funciona o seu trabalho freelancer, quem você gostaria de ter como cliente, etc.

Como esse modelo de trabalho no digital é muito recente, tem grandes chances das pessoas mais próximas não saberem muito bem o que você faz, ou como funciona o seu trabalho. 

E, assim, elas não conseguem te indicar, mesmo que conheçam pessoas que precisam do seu serviço. 

Portanto, sempre que estiver conversando no dia a dia, procure explicar o que você faz e reforçar o perfil de cliente que você atende. Assim, eles podem te indicar caso conheçam alguém que se encaixe. 

2 – Vagas no Linkedin e sites especializados

A segunda maneira de você conseguir clientes é se candidatando às vagas que aparecem no Linkedin e nos sites de empregos.

E não são poucas. Só para você ter uma ideia, toda semana surgem centenas de novas vagas para Redator, Copywriter, Social Media, Designer, e outros profissionais de produção de conteúdo. 

Tem para todos os níveis, júnior, pleno, sênior, com ou sem experiência. 

É só você escolher as que estão mais alinhadas com seu perfil e ir se candidatando.

Essa é uma boa maneira de você começar conseguir seus primeiros clientes e, até mesmo, conseguir trabalho freelancer todos os meses. 

Qual é o problema aqui? 

A concorrência está aumentando bastante, porque tem cada vez mais pessoas sendo atraídas para trabalhar como freelancer no digital. 

Afinal, você vai trabalhar de casa, fazendo algo que você gosta, com flexibilidade de horário e, ainda pode ser bem remunerado. 

Então, tem muita gente sendo atraída pelas vantagens de ser profissional freelancer no digital.

E aí a concorrência está aumentando. Cada vaga que surge, rapidamente, tem dezenas ou centenas de candidatos. 

Para aumentar suas chances com essa maneira de conseguir clientes, você tem que descobrir como se diferenciar quando mandar um e-mail para se candidatar a ma vaga, ou na hora de fazer uma entrevista. 

Aqui também tem a desvantagem das empresas pedirem exclusividade, além de você não ter muita liberdade para precificar seu trabalho, porque a “pretensão salarial” que as empresas pedem precisa estar dentro do que elas já estipularam que vão pagar. 

3 – Marketing de Conteúdo para conseguir clientes

Se você é um profissional de produção de conteúdo, deve ter estudado bastante Marketing de Conteúdo para poder ajudar as empresas a atraírem o público-alvo interessado nos seus produtos e serviços. 

Já parou para pensar que você pode usar essa mesma lógica para conseguir novos clientes todos os meses? 

Aqui você vai produzir conteúdo para o seu Instagram, Linkedin, Blog ou YouTube para atrair potenciais clientes. 

O LinkedIn, por exemplo, é perfeito para isso. Por ser uma rede de networking profissional, o algoritmo é programado para pesquisar palavras-chaves no seu perfil e mostrá-lo para outras pessoas que podem se interessar pelo que você faz. 

Então, você pode configurar o seu LinkedIn e produzir conteúdo específico para atrair os clientes que você quer atender.

Para isso funcionar, você precisa escolher um cliente ideal, e entender muito bem as dores, necessidades e desejos desse público. 

Para começar, tente responder essas perguntas: 

Por que eles contratariam seu serviço? Como você pode ajudá-los? Quais resultados você pode entregar? 

A partir daí, você produz conteúdos específicos para seus canais digitais. 

É aquela analogia que as pessoas gostam de usar: plantar um jardim para atrair as borboletas, que, no caso, seriam os seus potenciais clientes.

O problema é que não traz resultados rápidos, no curto prazo. Pelo menos, não no início. 

Você vai produzir conteúdo e, aos pouquinhos, os algoritmos vão distribuindo e vai levar um tempo até as pessoas chegarem. 

Dependendo do volume e da eficiência do seu conteúdo, em 3 meses você já deve conseguir novos clientes. 

Essa é uma das melhores e mais eficientes maneiras de atrair clientes, porque depois da fase inicial, a tendência que ela funcione de forma permanente, desde que você não pare com a produção de conteúdos. 

4 – Prospecção Ativa 

A última, mas não menos importante, maneira de você conseguir clientes é a prospecção ativa.

É quando você vai buscar as empresas que estão interessadas no seu trabalho. 

Por exemplo, você faz uma lista das empresas de um ou vários segmentos, descobre quem decide pela contratação e oferece seu serviço. 

Na minha opinião, o maior diferencial desta estratégia de captação de clientes é que você controla todo o processo. 

Na indicação e nas vagas, você não tem controle nenhum. Basicamente, é esperar que as oportunidades apareçam. 

No Marketing de Conteúdo, você controla o processo de produzir os conteúdos, mas também não sabe quem vai chegar até você.

Com a prospecção ativa você decide o perfil de cliente que vai buscar. 

Pode usar critérios como porte da empresa, segmento de atuação, faturamento, etc. 

Você também monta a proposta conforme o que deseja: a entrega, o preço, as condições de pagamento, você decide tudo. 

Esse é o melhor caminho para conseguir clientes no curto prazo. Você pode entrar em contato com 10, 20, 30, 50 empresas por semana, aumentando as chances de fechar novos clientes. 

A grande desvantagem é que você precisa saber vender. E essa é uma habilidade que poucos freelancers se preocupam em desenvolver. 

Pronto para conquistar novos clientes? 

Resumindo, essas quatro maneiras de conseguir clientes são ótimas e todas funcionam em diferentes prazos. Todas também têm seus prós e contras. 

O ideal é que você use todas elas ao mesmo tempo, aumentando as chances de fechar bons projetos de longo prazo, resolvendo o problema da falta de clientes e conquistando a previsibilidade de trabalho e de dinheiro. 

É assim que você vai ter o melhor do trabalho freelancer: vai trabalhar de casa, pela internet, com flexibilidade de horário e sendo bem-remunerado. 

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