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Freelancer: como conseguir clientes rapidamente e sempre que precisar

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 2 de setembro de 2024
Freelancer: como conseguir clientes rapidamente e sempre que precisar
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Existe uma maneira de conseguir clientes rapidamente, sem precisar depender de indicação ou das vagas que nunca respondem. 

E o melhor, cobrando o que você quiser pelo seu trabalho. Parece bom demais pra ser verdade? 

Então, leia este artigo até o final que eu vou te mostrar como funciona a prospecção ativa de clientes. 

E mesmo que você já tenha visto algo sobre essa metodologia, fica tranquilo porque eu vou te ensinar como adaptei esse processo para nosso modelo de trabalho, criando um método simples e fácil de aplicar. 

Aproveite para também assistir ao vídeo que gravei sobre esse assunto.

O que é Prospecção Ativa?

Vamos começar do básico só para o caso de você ainda não conhecer o que é Prospecção ativa.

Basicamente é a estratégia de você ir atrás dos clientes, em vez de esperar que eles venham até você. 

Só para você entender a diferença, existe a prospecção passiva, onde você cria conteúdos em algum lugar – Instagram ou Blog – e espera que as pessoas venham para fechar projetos. Aqui no canal eu tenho um vídeo explicando como fazer isso também – vou deixar o link na descrição. 

Na prospecção ativa a abordagem é mais direta e tem a grande vantagem de ser você que controla todo o processo.

E como hoje estamos vivendo um cenário onde o nosso mercado está cada vez mais competitivo, com centenas de pessoas disputando as vagas que aparecem, a prospecção ativa pode ser a solução para você captar bons clientes sempre que precisar. 

Como Fazer Prospecção Ativa (Passo a Passo)

a) Defina seu público-alvo ou cliente ideal 

No marketing tem aquela famosa frase: se você quiser falar com todo mundo, não vai falar com ninguém. Significa que você terá um processo de captação de clientes muito mais eficiente se escolher falar especificamente com um determinado perfil de público, ou segmento de mercado. 

Afinal, o especialista sempre ganha mais do que o generalista porque entende muito melhor os problemas do cliente. 

E como você pode definir o melhor público para trabalhar? 

Aqui existem muitos critérios e não tem certo nem errado. Pode escolher o que funcionar melhor para você. 

Pode ser um nicho específico – por exemplo, eu fui Meteorologista por mais de 10 anos. Então, eu poderia escolher prospectar empresas da área ambiental – empresas de meteorologia, de energia eólica, energia solar, consultorias ambientais, etc. 

Eu também já fui Coach de Carreira por 2 anos, antes de virar Copywriter. Então, eu poderia prospectar empresas de coaching, de treinamento corporativo, além de empresas e profissionais que atuam com RH.

Outro critério importante é o porte da empresa. Geralmente, são pequenas e médias empresas que terceirizam a produção de conteúdo. MEI não vai ter dinheiro para investir e grandes empresas contratam profissionais fixos. 

E eu gosto de incluir mais um critério baseado em gosto pessoal. Prefiro criar conteúdos de assuntos que me atraem, que eu goste de ler e aprender sobre eles. Então, eu também considero se vou gostar de trabalhar com os temas relacionados àquele segmento de mercado. 

b) Crie uma lista de potenciais clientes 

Agora que você já tem seus critérios de filtragem, é hora de começar a pesquisar pelas empresas que atendem ao perfil que você desenhou. 

Você pode ir no Google e pesquisar por palavras-chave relacionadas ao segmento e abrir todos os sites das empresas que aparecerem. 

Abra uma planilha e vá fazendo uma lista com todas as empresas que for encontrando. 

Prospecção é um jogo de números, então quanto mais, melhor. 

Não fique só nos resultados da 1a página do Google, vá na 2a, 3a, e assim por diante. Garanto que rapidamente você terá centenas de empresas na sua planilha. 

c) Qualificação: descobrindo quem realmente precisa de você 

Aqui é o pulo do gato pra você não ficar perdendo tempo incomodando quem não precisa do seu trabalho.

A qualificação é a etapa onde a gente separa o joio do trigo.

É onde você vai usar sua experiência e conhecimento para identificar as empresas que você pode ajudar a conquistar os resultados que elas desejam. 

O que você vai verificar?

O conteúdo está bem feito? 

Está alinhado com o público-alvo que a empresa deseja? 

Quais são os pontos que podem ser melhorados? 

Faça uma lista de tudo o que você pode fazer melhor e de forma mais eficiente para aquelas empresas. 

E vá atualizando na planilha. Aquelas empresas que não têm nada que você possa fazer para melhorar você descarta. Mas, já vou te dizer que isso é bem difícil de acontecer porque mesmo que o conteúdo esteja “perfeito” ainda assim tem alguém na empresa gastando tempo e energia produzindo…e nas pequenas e médias empresas, geralmente, é o dono que faz isso ou outra pessoa cuja função original não é essa. 

Nesses casos, você pode ainda oferecer seu serviço para que essa pessoa possa voltar para sua função original. Se for o dono, por exemplo, ele vai ganhar tempo para se dedicar ao crescimento do negócio. 

Assim você ganhar tempo e multiplica suas chances de fechar negócios com quem realmente precisa de você.

d) Entre em contato 

Uma vez que você preparou a lista de empresas qualificadas, é hora de preparar a abordagem. 

Particularmente, eu não gosto de enviar e-mail e telefonar acho meio invasivo. O que eu sempre faço é localizar a empresa no Linkedin para me conectar com o dono.

A vantagem de captar clientes de pequenas e médias empresas é que, geralmente, é o dono quem resolve tudo. Por isso, faz sentido você falar direto com ele.

Caso não seja possível, você pode tentar alguém do RH ou do Marketing da empresa.

Se a empresa não estiver no Linkedin, vou no Instagram e mando uma mensagem. Também funciona.

Aqui a personalização conta muito. Porque a ideia não é fazer spam, copiando e colando um texto genérico para todos. 

Crie mensagens personalizadas, mostrando que você pesquisou sobre a empresa, falando dos problemas que encontrou, explicando como estão prejudicando os resultados da empresa e o que é necessário fazer para resolvê-los. 

É assim que a pessoa vai demonstrar interesse no seu trabalho, porque você está demonstrando que entende do assunto. 

A partir daí, você tenta marcar uma reunião para apresentar a proposta do seu serviço.

Essa abordagem funciona porque você gera valor antes de vender. 

e) Seja persistente, mas não chato

Prospecção ativa não é sobre mandar uma mensagem e pronto, torcer pelo melhor. 

Você precisa fazer o que chamamos de follow-up, que é o acompanhamento daquele contato. 

Caso a pessoa não responda, você manda outra mensagem. Sempre com cuidado para não ser insistente demais ou parecer desesperado. 

Dois ou três follow-ups espaçados já costumam ser suficientes.

Pronto para conseguir clientes sempre que precisar?

Pronto. Aqui estão os 5 passos para você acabar com a falta de clientes. Vou te dizer, quando eu comecei a fazer prospecção ativa nunca mais tive problemas em encontrar bons clientes.

A prospecção ativa é uma das melhores maneiras de você conquistar novos clientes, sem depender da sorte ou de esperar que eles encontrem você. 

Mas, para funcionar precisa ter estratégia, persistência e um bom planejamento. 

Também é um trabalho que precisa ser permanente dentro da sua rotina de trabalho. Você aumenta ou diminui a intensidade das pesquisas de acordo com a sua necessidade de clientes. 

Se essas dicas ajudaram, já deixa seu like no vídeo e compartilha com aquele amigo que também precisa melhorar na prospecção. Se ficou com alguma dúvida ou quer que eu detalhe algum ponto, comenta aqui embaixo.

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