Descubra o que é Copywriting e como essa técnica vai fazer você ganhar mais dinheiro com a escrita - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Descubra o que é Copywriting e como essa técnica vai fazer você ganhar mais dinheiro com a escrita

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 26 de janeiro de 2025
Descubra o que é Copywriting e como essa técnica vai fazer você ganhar mais dinheiro com a escrita
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

O que é Copywriting? Muita gente pensa que é uma técnica milagrosa onde a pessoa vai escrever um texto e vender milhões na internet. Outras, pensam que são técnicas de manipulação para fazer as pessoas comprarem o que não querem.

Nada mais longe da verdade. 

Aprender copy foi uma das melhores coisas que fiz como Redator. Me abriu várias portas, nunca me faltou trabalho e eu pude aumentar minha renda muito acima da média do mercado. 

Hoje, é uma das habilidades mais desejadas pelas empresas porque transforma textos simples em verdadeiras máquinas de atração de clientes.

Na minha opinião, se você quer ganhar dinheiro escrevendo na internet, essa é A habilidade que você precisa dominar para se tornar um Copywriter desejado pelas empresas.

Por isso, resolvi escrever esse Guia completo explicando: 

1 – O que é Copywriting e como funciona 

2 – Porque dá tanto resultado 

3 – A diferença entre copy de venda e de conteúdo 

4 – Elementos essenciais para o Copywriting funcionar

Como escrever artigos e ganhar dinheiro escrevendo com ChatGPT

O que é Copywriting – Definição

Então, vamos descobrir o que é Copywriting. É uma técnica de escrita persuasiva, ou seja, que convence as pessoas a realizar uma ação. 

Essa ação pode ser comprar um produto, se inscrever em uma lista, curtir um vídeo, seguir um perfil no Instagram, entre outras coisas. 

O Copywriting já existe há muito tempo. 

O primeiro registro oficial de um Redator foi em 1870, quando John Powers começou a criar anúncios persuasivos para jornais. 

Mas o Copywriting no Brasil só começou a crescer há cerca de 8 a 10 anos, com o boom do marketing digital.

Hoje, ele é essencial para a criação de páginas de vendas, e-mails marketing, anúncios e até postagens nas redes sociais. 

A habilidade do redator é entender profundamente o público, identificar seus dores e desejos e traduzir tudo isso em palavras que despertam emoções e ações.

Quando um texto é bem feito, ele conversa diretamente com quem o lê, como se fosse uma conversa íntima entre amigos. Ele mostra soluções, cria empatia e guia o público para tomar uma decisão.

O que não é Copywriting

O Copywriting não é uma fórmula mágica que gera vendas instantâneas. Isso é um mito. 

Ele também não é um truque para convencer alguém a fazer algo que não deseja. O papel do Copywriter não é manipular, mas conectar e ajudar a pessoa a tomar uma decisão.

Por exemplo, se uma pessoa não está interessada em comprar determinado produto ou serviço, a melhor cópy do mundo não vai funcionar. 

Copywriting funciona para despertar desejos que já existem e mostrar soluções para problemas que as pessoas enfrentam.

Um bom Copywriter sabe que a persuasão funciona apenas quando existe uma conexão óbvia entre o produto ou serviço e o desejo ou necessidade do público.

Imagine, por exemplo, tentar vender um curso de escrita para alguém que não gosta de escrever. 

Por mais que a copy seja brilhante, não vai funcionar porque o desejo de aprender não existe.

Copy produção de conteúdo X venda direta 

Depois que você entende a essência do que é Copywriting, percebe que pode ser usada em diferentes contextos e formatos. 

Assim, existem duas vertentes principais: Copywriting para produção de conteúdo e Copywriting para venda direta.

O que é Copywriting para produção de conteúdo?

É uma forma de escrever mais educativa e visa envolver o público ao longo do tempo. O objetivo aqui não é vender diretamente, mas engajar o público, construir um relacionamento e despertar o interesse pela marca ou serviço ao longo do tempo.

É usada em artigos de blog, posts nas redes sociais e newsletters, por exemplo. Não é sobre vender imediatamente, mas construir um relacionamento e despertar interesse.

Por outro lado, Copywriting para venda direta tem um foco mais específico: convencer o público a comprar. 

É usado em páginas de vendas, e-mails promocionais e anúncios. É uma abordagem mais incisiva, emocional e persuasiva, que fala diretamente com os desejos e dores do público.

Utiliza elementos (que vamos ver mais pra frente) para criar um senso de urgência e necessidade, destacando os benefícios do produto ou serviço.

Esse artigo é um exemplo do uso de Copywriting para produção de conteúdo. Eu quero te ajudar a entender melhor sobre o que é Copywriting. 

Agora, compare com o estilo de escrita desta página onde eu falo do meu Curso Como Ganhar Dinheiro Escrevendo Artigos para Empresas. 

Perceba as diferenças na maneira como eu escrevo, no formato da escrita, etc. 

As duas vertentes são complementares. 

Usamos a produção de conteúdo para educar e despertar interesse e desejo pela solução e a copy de vendas para convencer as pessoas de que a solução é o que elas precisam. 

Elementos de um bom copywriting

Saber o que é Copywriting é o primeiro passo. Agora vamos ver alguns elementos essenciais que, se forem usados do jeito certo, tornam o texto muito mais persuasivo e eficaz. 

Vamos explorar cada um deles:

1. Contexto

Quando você se torna Copywriter e é contratado para escrever para uma empresa, precisa entender quem é aquela empresa, em que mercado ela atua e qual é o público que ela quer atingir. 

Sem isso, você ficará perdido. 

Como vai escrever algo para atrair o público sem entender esses aspectos? 

É preciso estudar o público e o grau de profundidade desse estudo depende do objetivo do Copywriting. 

Se for para vender, você se aprofunda mais; se for para produção de conteúdo, não precisa ser tão profundo.

Basicamente, você vai precisar entender quais são as dores, desejos e necessidades desse público, como ele comprar na internet (Instagram, Google, YouTube, etc.) e outros detalhes do comportamento dele. 

Depois, é necessário estudar o produto do cliente: o que ele faz, como ajuda as pessoas, qual solução oferece. Isso dá elementos para criar conteúdos.

Além disso, é importante analisar a concorrência: o que está sendo feito no mercado, qual o diferencial do cliente e como trabalhar isso nos textos. 

O contexto é, portanto, conhecer o terreno no qual você está entrando para poder entregar resultados ao cliente.

2. Histórias

Histórias são uma das ferramentas mais eficazes de Copywriting. Desde a época das cavernas, o ser humano aprende por meio de histórias. Elas criam conexão, aumentam o interesse e engajam o público. 

Por exemplo, neste artigo eu conto a história da minha transição de carreira para Copywriter.

O impacto emocional de histórias verídicas ou de mercado pode ser enorme, especialmente se elas forem aprovadas ao público-alvo e ao objetivo do Copywriting.

3. Tocar nas Dores e Desejos das Pessoas

As pessoas são motivadas a agir por dois motivos principais: fugir da dor e buscar o prazer. 

Uma boa copy explora esses dois aspectos, mostrando como o produto ou serviço pode resolver problemas, ou realizar desejos.

Por exemplo, em um texto para uma consultora de amamentação, você pode tocar na dor da mãe que não consegue amamentar sem sentir dor, começando o texto assim: 

“Você que tem um recém-nascido e sente dor ao amamentar…”

Por outro lado, quando o foco é o desejo, como em textos para o setor de turismo, você pode destacar algo como: 

‘Descubra como conhecer o Brasil inteiro gastando menos’. 

Sempre que falamos de dores ou desejos, é fundamental mostrar os benefícios que o público terá ao resolver o problema ou alcançar o objetivo. É o benefício que motiva a ação.

4. Analogias

As analogias são ferramentas poderosas para ajudar o público a compreender uma ideia de forma mais visual e que ficará marcada na lembrança da pessoa. 

Vou dar um exemplo prático. 

Se você gosta de um docinho depois do almoço, sempre que vai a um restaurante, depois de comer a comida, provavelmente vai na mesa de doces para escolher a sobremesa. 

Se nessa mesa existirem 10 tipos de doces diferentes, fica difícil escolher. No fundo, você quer todos, mas não pode. A menos que queira virar diabético. 

O que pode acontecer é que você fica tão indeciso, que acaba desistindo e não escolhe nenhum. 

Por outro lado, se existissem apenas 2 ou 3 tipos de doces na mesa, seria muito mais fácil escolher, concorda?! 

Começar a trabalhar com escrita no digital é a mesma coisa. 

Muita gente fica sem saber como começar porque o Copywriter pode oferecer dezenas de serviços diferentes: 

Artigos de blog, posts para redes sociais, roteiros para vídeos, emails, newsletter, páginas de venda, anúncios, etc

Você fica sem saber o que é melhor para começar a ganhar dinheiro escrevendo na internet. 

Por outro lado, se você puder escolher apenas um serviço para começar, tudo fica mais fácil.

Inclusive, eu sempre sugiro que você escolha artigos de blogs para empresas, por ser relativamente fácil de aprender e existir uma grande demanda no mercado por esses textos. 

Como escrever artigos e ganhar dinheiro escrevendo com ChatGPT

5. Chamada para Ação (CTA)

No Copywriting a chamada para ação é essencial. Seja pedir para curtir, ou compartilhar um conteúdo, seja assinar um canal do Youtube, ou comprar um curso.

Você precisa deixar claro o que quer que a pessoa faça. Testes já mostraram que pedir aumenta as chances da pessoa realizar a ação. Mesmo que pareça óbvio, não subestime o poder de incluir um CTA no final de seus textos.

6. Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são elementos que ajudam a acelerar a tomada de decisão do público. No Copywriting, eles podem ser extremamente eficazes, desde que usados ​​de maneira ética e alinhada ao objetivo da mensagem. Aqui os principais:

  • Reciprocidade: Quando você oferece algo de valor primeiro, como um conteúdo gratuito ou uma amostra grátis, as pessoas se sentem mais inclinadas a retribuir, seja com uma compra ou outra ação.
  • Urgência: Indicar que uma oferta está disponível por tempo limitado cria uma sensação de perda de oportunidade, fazendo com que o público aja mais rapidamente. Por exemplo: “Último dia da promoção”
  • Prova Social: Mostrar que outras pessoas já adquiriram ou aprovaram o produto, ou serviço aumenta a confiança. Depoimentos e estudos de caso são ótimas formas de aplicar esse gatilho.
  • Autoridade: Destacar a sua experiência, formação, certificações ou resultados anteriores trazem confiança.
  • Escassez: Informar que restam poucas unidades de um produto ou vagas para um serviço cria a sensação de exclusividade, incentivando a ação imediata.

O uso desses gatilhos deve ser bem dosado. 

Quando usados ​​de forma exagerada, passam a sensação que você está “forçando a barra” para vender. 

A chave está na aplicação de forma natural e alinhada ao contexto da mensagem, reforçando a confiança e despertando o interesse genuíno do leitor.

Aula Gratuita – Como ganhar dinheiro escrevendo artigos para empresas

Saber o que é Copywriting é o primeiro passo. Depois, você precisa treinar para saber como aplicar. 

É uma ótima oportunidade de transformar sua escrita em uma fonte de renda ou em uma nova profissão, onde você terá mais prazer e realização, além de um ótimo retorno financeiro. 

Se você está querendo começar, mas não sabe bem o que fazer, que tal seguir minha sugestão anterior de escolher começar por artigos de Blog? 

Eu gravei uma Aula Gratuita mostrando o tamanho dessa oportunidade e o que você precisa fazer para seguir este caminho. Você pode assistir a Aula Gratuita AQUI!

Você já gosta de escrever Agora, é só aprender a parte técnica e essa Aula vai te ajudar. Também pode acessa a Aula clicando no Banner aqui embaixo.

Como escrever artigos e ganhar dinheiro escrevendo com ChatGPT

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *