Você gosta de escrever e está buscando outra atividade para ter mais realização e sentido? Já pensou em fazer um Curso de Escrita Criativa para se tornar Redator Freelancer, mas não sabe por onde começar, nem o que faz esse profissional?
Neste artigo, você vai conhecer o método que eu desenvolvi para ensinar profissionais de todas as áreas a começarem a ganhar dinheiro escrevendo no digital em poucas semanas.
O Método Escrita Estratégica é um Curso de Escrita Criativa voltado para produção de conteúdos de Blogs, Redes Sociais e Youtube, onde você aprende como prestar serviços para empresas, empreendedores e profissionais liberais.
Depois de ler o artigo, assista a esse vídeo, onde eu mostro o tamanho do mercado de trabalho freelancer e a quantidade de oportunidades que existem para quem gosta de escrever. Você vai entender, através dos números, que este é o melhor momento para começar a ganhar dinheiro com escrita na internet.
Mercado da Escrita Criativa está fervendo
Durante e após a pandemia houve um aumento enorme no volume de compras online.
E grande parte das empresas não estava preparada para esse boom. Resultado: muitas perderam vendas e faturamento e outras até fecharam, porque só estavam focadas em atrair clientes presenciais.
Mas, elas aprenderam a lição. Desde 2021, está acontecendo uma corrida para se digitalizarem, preparando seus sites, blogs e redes sociais para serem canais de vendas online.
Segundo pesquisa realizada pela Sambatech, com resultado divulgado pela Forbes, revelou que a pandemia fez 87,5% das empresas no Brasil acelerarem projetos de transformação digital.
Hoje todas as empresas têm consciência do poder da internet. Se elas quiserem fazer parte deste mundo, se elas quiserem vender seus produtos e serviços online, precisam estruturar suas plataformas digitais para atuarem como canais de captação de clientes e vendas.
Ou seja, elas precisam preparar seus sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais para atraírem as pessoas certas e convencê-las a virarem clientes.
Existem algumas etapas que as empresas e empreendedores precisam seguir para conquistar esses objetivos:
1) Produzir conteúdo de qualidade que atraia as pessoas que podem estar interessadas no seu produto ou serviço.
2) Fazer as pessoas encontrarem esses conteúdos e se encantarem com eles
3) Criar mais conteúdo de qualidade alinhado com os problemas e necessidades que essas pessoas precisam resolver para continuar ajudando e fortalecendo a conexão com essas pessoas, mostrando que a empresa é uma autoridade naquele assunto.
4) Ter uma comunicação clara através destes conteúdos que gere confiança na empresa ou no empreendedor até o ponto em que as pessoas vão querer comprar e virar clientes.
É assim que se constrói uma audiência compradora na internet. E sem essa audiência ninguém vende.
Aí eu te pergunto: você acha que um empresário/empreendedor de qualquer segmento sabe como fazer isso tudo? Se ele for uma Agência de Marketing sim, talvez. Mas todos os outros não sabem. Não têm a mínima ideia sobre como fazer tudo isso.
é onde entra o que o Redator faz, por ser um profissional treinado para criar textos que resolvem todos esses pontos.
E isso vai além de apenas saber escrever bem. O texto tem que ser estratégico e personalizado para cada empresa. Alinhado com o que o público alvo dela precisa e espera.
Como o Redator Freelancer se tornou essencial para as empresas
Para responder essa pergunta eu preciso mostrar como o Google funciona.
Pensa comigo: quando você quer procurar algum produto ou serviço, ou até mesmo um profissional específico, qual é a 1a coisa que você faz?
Pergunta pro Google ou vai no Youtube, certo?!
Você pesquisa por termos ou palavras relacionados ao problema que você quer resolver.
Aí o Google te mostra algumas opções de anúncios e depois links para sites e blogs orgânicos.
Para que esses links estejam aí na 1a página foi necessário um texto preparado por um redator web com conhecimento técnico suficiente para ranquear o artigo nessa 1a página.
Mas, não é só isso.
Depois que a pessoa clica no link e abre o artigo, o texto tem que cativar, tem que encantar, tem que agregar valor para o leitor.
Ou seja, tem que ajudar e entregar o que a pessoa está buscando.
Quando isso acontece, o texto mostra que a empresa tem autoridade sobre aquele assunto e a pessoa vira leitora do Blog porque sabe que ali vai encontrar informações de qualidade.
E aumentam as chances dela baixar um material como uma planilha ou Ebook para se aprofundar no assunto, deixando o e-mail para relacionamento, ou até mandar uma mensagem solicitando mais informações sobre algum produto ou serviço….
Por isso que eu digo que o Redator não vende texto. Ele vende resultado.
Quais são os resultados que o Redator Freelancer entrega
Um Redator de conteúdo profissional apenas com a produção de artigos para o Blog pode conseguir:
- Aumentar a quantidade de visitas no site da empresa. E visitantes qualificados, que têm interesse no produto ou serviço daquela empresa
- Consegue aumentar a captação de leads – potenciais clientes – quando eles baixam um ebook ou uma planilha
- Aumentar as vendas e o faturamento porque os textos transmitem a autoridade da empresa, mostrando para as pessoas que aquele produto ou serviço pode ajudá-las.
E isso não é tudo o que uma empresa quer? Aumentar vendas e faturamento?
Nós podemos fazer isso…
Percebe o quanto os Redatores são importantes para as empresas?
O que você precisa aprender para virar Redator Freelancer
Para trabalhar profissionalmente com sua escrita, você precisará unir sua habilidade com toda a parte técnica necessária para ajudar as empresas a atraírem as pessoas certas, transformando-as em clientes.
Por isso, durante o Curso você aprenderá:
1 – A desenvolver as Habilidades Comportamentais necessárias para se tornar um Redator(a) Web diferenciado no mercado
2 – Como adequar sua habilidade de escrita às necessidades das empresas e dos empreendedores que precisam vender na internet.
3 – Como escrever para sites e blogs, legendas de redes sociais, email, roteiro para vídeos e lives, entre outros serviços.
4 – A posicionar seus textos na 1a página do Google, criando audiência para seus clientes
5 – A criar um Portfólio Vendedor para se candidatar às vagas e aumentar as chances de ser escolhido
6 – Diversas formas de precificação dos seus serviços para ter um retorno financeiro mais rápido
7 – Como encontrar clientes e oferecer seus serviços de forma eficiente no Linkedin, Facebook e nas plataformas de Freelancers
8 – Como trabalhar sua Mentalidade para criar seu negócio de escrita
Esses são pontos essenciais para quem deseja virar Redator Freelancer para viver da sua escrita.
Você terá 1 ano de acesso ao Curso com todo o suporte por email e na nossa Comunidade no Facebook, onde poderá interagir comigo e com os colegas trocando experiências
Terá um acompanhamento total com encontros mensais online em grupo para resolver qualquer dificuldade na implementação da parte prática do curso.
Além disso, preparei diversos Bônus Aceleradores de Resultados para ajudar você a virar Redator Freelancer mais rápido e crescer na profissão.
Para quem é o curso de escrita criativa MEE?
O Método de Escrita Estratégica é o meu curso de escrita criativa voltado para quem quer ganhar dinheiro escrevendo na internet.
Ele foi pensado para os seguintes grupos de pessoas:
Profissionais de todas as áreas que gostam de escrever, que estão cansados da rotina desgastante do mercado tradicional, de pegar trânsito todos os dias e ficar presos dentro da empresa das 8h às 18h. Querem trabalhar de casa, com flexibilidade de horários e liberdade de fazer as coisas do seu jeito.
Quem precisa de um “segundo salário”: profissionais que não querem largar o que fazem hoje, mas querem complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas.
Quem está se aposentando, sempre teve vontade de escrever e agora vai ter tempo para realizar o sonho de trabalhar com a escrita.
Redatores e Copywriters iniciantes que estão com dificuldade em conseguir clientes, ficam se candidatando às vagas e não têm resposta, e não querem se sujeitar a trabalhos que pagam mal.
Os 3 pilares do meu curso de escrita criativa
Eu criei esse curso de escrita criativa pensando na maneira como as pessoas compram na internet, porque, assim, você vai aprender a ajudar as empresas a venderem mais. Esse é o maior resultado que elas desejam e o caminho mais rápido para você ser desejado e valorizado por elas.
A metodologia se baseia em três pilares essenciais que, juntos, formam uma base sólida para você se diferenciar no mercado de trabalho freelancer.
1 – Criação de Audiência Compradora
Eu costumo dizer que ser Redator de Conteúdos é unir a escrita com o Marketing.
Provavelmente, você já escreve bem. Então, nesse 1o Pilar você vai entender como colocar o Marketing nos seus textos para criar conteúdos que encantam as pessoas, aumentando a consciência e despertando o desejo pela solução do seu cliente.
O caminho para isso é criar uma estratégia de conteúdo e não apenas escrever textos.
Esse é um dos segredos dos redatores mais bem pagos do mercado.
A estratégia de conteúdo é o que vai dizer quais são os melhores temas para atrair as pessoas certas, transformando-as em seguidoras e depois em clientes.
Esse é o princípio básico para você criar uma audiência que vai se interessar pelo produto ou serviço do seu cliente.
O que você vai aprender nesta fase:
Estudar o público-alvo: saber quem são as pessoas que o cliente deseja atingir é essencial para criar conteúdos que convertem.
Entender como o produto ou serviço resolve problemas: a escrita estratégica foca em soluções e benefícios, gerando interesse e desejo pela solução oferecida.
Olhar a concorrência: precisamos entender o mercado no qual nosso cliente está inserido. Você estuda a concorrência para ver o tipo de conteúdos que eles estão produzindo e como pode criar um diferencial para o seu cliente.
É aqui que você vai aprender as técnicas de Marketing de Conteúdo, SEO, pesquisa de público-alvo, entre outras coisas.
Nesta fase você vai:
Aprender a colocar marketing nos seus textos para entregar os resultados que as empresas querem
Criar seu portfólio vendedor.
Criar estratégias de conteúdo para qualquer canal digital
Colocar artigos na 1a página do Google
Criar conteúdos para Instagram, Youtube e Linkedin
2 – Renda Recorrente Mensal
Não adianta saber criar textos incríveis para as empresas se você não sabe como captar clientes para pagar por eles, certo?!
A maior conquista que um Redator Freelancer pode ter é um faturamento mensal que traga a tranquilidade de saber que as contas estão garantidas e que ainda vai sobrar para você aproveitar a vida.
O que tira o sono e a saúde mental da maioria dos freelancers é não saber quanto vai ganhar no próximo mês. E no seguinte, e no seguinte…
Isso faz com que você precise se sujeitar a projetos que pagam pouco e a clientes chatos que não valorizam nosso trabalho.
A solução é você conquistar um faturamento mensal recorrente que vai te trazer tranquilidade e conforto.
Por isso, nesse Pilar você vai aprender as 3 coisas essenciais que garantem renda mensal, ainda que variável.
1) Fechar projetos de longo prazo: você vai aprender a mostrar como a produção de conteúdos dá muito resultado, mas precisa de um tempo – que depende de vários fatores – e, por isso, o melhor é fechar contratos sem prazo para terminar.
2) Cobrar mensalidade: nesse modelo de renda recorrente não faz sentido cobrar por textos. Você cobra uma mensalidade que vai cobrir seus custos e te dar lucro.
3) Precificação inteligente: quando você vende resultados e não textos, consegue cobrar mais caro, em média até 4x a média de mercado que um Redator Freelancer iniciante costuma ganhar.
Também vai saber como se relacionar com esses clientes para que eles fiquem anos com você – se você quiser, é claro.
E o melhor, contratando outros serviços que vão aumentar seu faturamento.
E, aceitando que você reajuste seus preços periodicamente – afinal, seu faturamento mensal precisa acompanhar o custo de vida.
Nesta Fase você vai:
Precificar seus serviços de forma justa
Copywriting para atrair os melhores clientes
Negociar e fechar projetos de longo prazo com pagamentos mensais
Conquistar de 1 a 5 bons clientes.
Obs: a partir daqui o jogo é ajustar as coisas, polir as arestas e ir aumentando seu faturamento, que pode chegar acima dos 10 mil mensais.
3 – Crescimento Sustentável
Uma das melhores coisas de trabalhar em casa pela internet é a liberdade de horários.
Mas, se você precisar trabalhar 12h por dia para atender seus clientes, não vai conseguir aproveitar muito essa vantagem.
Por isso, aqui nós vamos falar sobre como você pode organizar seus projetos para ter o máximo de produtividade para que sobre tempo para você:
Curtir sua esposa, seus filhos
Fazer as coisas que você gosta, tipo, um hobby legal.
Ler, assistir suas séries, passear e viajar sempre que quiser.
Para isso, você precisa planejar seu crescimento dentro do mercado digital.
Mesmo que você queira apenas complementar sua renda, ou criar uma nova profissão em torno da escrita, precisa saber como ter um crescimento contínuo.
Isso passa por planejamento e conhecimento de mercado.
Outra questão importante: quando você tiver muitos clientes precisa saber como organizar o trabalho para sua rotina não se tornar um pesadelo.
O crescimento descontrolado pode levar ao esgotamento e comprometer a qualidade das entregas. Eu já passei por isso e quase tive um burnout. Por isso, incluí esse pilar no meu curso de escrita.
Nesta Fase você vai:
Fazer o Planejamento de metas de curto, médio e longo prazo.
Fazer a gestão de tempo e produtividade: manter uma agenda organizada é essencial para aproveitar a liberdade que o trabalho remoto proporciona. Trabalhar 12 horas por dia anula qualquer benefício de flexibilidade.
Criar rotinas de produtividade: o MEE ensina a criar uma rotina eficiente para que você possa equilibrar o trabalho com atividades pessoais, como curtir a família, praticar hobbies, assistir séries e viajar sem preocupações.
Quais serviços você pode oferecer com o MEE?
1 – Estratégias de conteúdos para empresas de todos os segmentos
2 – Conteúdos para o Instagram (posts no feed, stories, roteiros de Reels e carrosséis)
3 – Textos institucionais para sites corporativos
4 – Artigos de Blog com SEO para ranquearam na primeira página do Google
5 – Ebooks
6 – Roteiros para gravação de vídeos e lives no Youtube
7 – Emails e Newsletters
8 – Posts e artigos no Linkedin
O que você vai recebe no Curso de Escrita Criativa MEE
Curso gravado: mais de 80 aulas gravadas para você assistir de onde quiser e quantas vezes precisar.
Comunidade Exclusiva no Telegram: nosso canal oficial para dúvidas, vagas e novidades. É por lá que vou avisar de tudo o que está acontecendo no Curso, no mercado e na profissão.
Oficinas Práticas de Implementação: encontros mensais onde você vai tirar suas dúvidas e colocar em prática o que aprendeu nas aulas gravadas.
Templates e Materiais de Apoio: Apostilas, planilhas e modelos de e-mails para você organizar sua rotina no dia a dia e aumentar a produtividade
Um ano de acesso: você tem um ano inteiro para usar o Curso e seus materiais. Além disso, ainda ganha direito a todas as novas aulas e atualizações que forem feitas neste período.
Bônus Especiais Aceleradores de Resultados
Criei alguns Bônus específicos que complementam o Curso de Escrita e possibilitam conquistar mais resultados em menos tempo:
1 – Curso Linkedin para Redatores
Atualmente, o Linkedin é a maior fonte de vagas e oportunidades para quem deseja trabalhar com escrita.
É a única rede social que pode divulgar seu perfil profissional para potenciais clientes. Você vai aprender a criar um perfil estratégico, fazer networking de qualidade e produzir conteúdos para divulgar seu trabalho e atrair novos clientes.
2 – Multiplicação de Conteúdo com ChatGPT
Você vai aprender a usar o ChatGPT para acelerar sua produção de conteúdo, mantendo a qualidade dos seus textos. Vai ganhar tempo para atender mais clientes e aumentar seu faturamento.
Pronto para virar Redator Freelancer?
Agora que você já sabe o que faz um redator freelancer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.
O que você está buscando hoje?
- Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
- Ter um “segundo salário” para complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
- Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, o Curso de Escrita Criativa (MEE) vai te ajudar a sair do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ele é ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
Você pode começar a estudar hoje mesmo…
No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.
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