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Marketing de Conteúdo

Como ser um Copywriter e ganhar dinheiro escrevendo

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 7 de maio de 2024
Como ser um Copywriter e ganhar dinheiro escrevendo
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Se você está aqui, lendo este artigo, então é sinal que tem vontade de ser um Copywriter para ganhar dinheiro escrevendo, certo? 

A boa notícia é que o mercado está em um ótimo momento para quem deseja começar a trabalhar como Copywriter. 

É muito fácil começar no mercado de trabalho freelancer. O único requisito é que você goste de ler e escrever, porque vai passar o dia envolvido com essas atividades.

Depois, é só aprender a parte técnica e treinar para que seus textos tragam os resultados que as empresas desejam.

Neste artigo, vou te mostrar qual é essa parte técnica, o que você precisa aprender para ser um bom Copywriter e aproveitar as milhares de oportunidades para ganhar dinheiro escrevendo textos na internet.

Aproveite para assistir ao vídeo que eu gravei falando sobre o que faz um Copywriter ou Redator Freelancer. Vai complementar o artigo.

Por que este é o melhor momento para ser um Copywriter?

A oferta de trabalho só vem crescendo desde a pandemia e a tendência é que esse crescimento continue.

Todas as empresas, empreendedores e profissionais liberais precisam vender na internet. E, o caminho para conquistarem esse objetivo é a produção de conteúdo.

São os conteúdos que transformam visitantes em seguidores e seguidores em clientes.

Mas, não é qualquer conteúdo feito com chatGPT. Estou falando de conteúdo feito com estratégia, baseada em conhecimento profundo do público-alvo. 

E o profissional capacitado para trazer esses resultados é o Copywriter.

Por isso, existe uma demanda gigantesca para quem quer ganhar dinheiro escrevendo na internet, produzindo conteúdos como roteiros para vídeos, textos para blog, emails, posts para redes sociais.

Mas, faltam profissionais qualificados para o trabalho.

Esse cenário mostra que vivemos um dos melhores momentos para você ser um Copywriter.

3 Pilares essenciais para ser um bom Copywriter 

Existem alguns conhecimentos que são essenciais para começar como Copywriter. Eu divido esses conhecimentos em 3 pilares que considero essenciais para você trabalhar de casa com sua escrita.

É bom ressaltar que, as dicas e orientações que vou passar a seguir são um compilado de aprendizados que tive ao longo da minha jornada, que iniciou lá em 2017, quando eu resolvi mudar totalmente de profissão. 

Confira os 3 pilares que me levaram a ser um Copywriter bem-remunerado no mercado de trabalho freelancer.  

1 – Conhecimento técnico

Eu costumo dizer que para ser um bom Copywriter, você precisa saber como juntar técnicas de Marketing com a sua escrita.

É por isso, que não adianta apenas saber escrever bem, mesmo que você seja formado em Jornalismo, Letras, ou Comunicação.

É o Marketing que vai permitir que você crie ótimos textos com as estratégias de conteúdo corretas, que vão atrair o público que o seu cliente precisa.

Isso vai além de simplesmente escrever bem com a gramática e ortografia corretas.

Uma das bases desse conhecimento técnico é o Marketing de Conteúdo, que é a base da produção de conteúdos na internet.

É esse conhecimento que vai permitir que você crie textos alinhados com os interesses e necessidades do público-alvo. Isso requer pesquisa e compreensão dos problemas que o público enfrenta, para oferecer soluções relevantes por meio do conteúdo produzido. 

Além disso, o Copywriter deve estar familiarizado com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o site da empresa seja ranqueado na 1a página do Google.

Então é necessário investir no desenvolvimento dessas habilidades técnicas para se destacar e começar a ganhar dinheiro escrevendo. Mas, ter apenas esse pilar bem desenvolvido não basta, é preciso continuar o aprendizado com base nos dois pilares que vou falar agora. 

2 – Habilidades comportamentais

Durante minha transição de carreira fiz amizade com vários profissionais de Recursos Humanos e aprendi que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas.

O problema é que são muito mais difíceis de serem desenvolvidas. Por isso mesmo, são mais valorizadas no mercado de trabalho freelancer.

Por quê? Porque é mais fácil ensinar habilidades técnicas do que mudar comportamentos arraigados.

Como Copywriter, você terá total autonomia sobre sua rotina de trabalho, diferente do ambiente corporativo tradicional, onde você segue as regras da empresa e do seu chefe direto.

Você vai trabalhar home office e isso vai demandar algumas habilidades como gestão do tempo, planejamento, organização e disciplina para garantir sua produtividade e eficiência.

Também será essencial alimentar sua criatividade constantemente para sempre criar textos diferenciados e adaptar sua escrita a diferentes públicos.

Por fim, você vai precisar aprender um pouco de vendas, negociação e precificação. São essas habilidades comerciais que permitirão que você tenha uma renda recorrente mensal. Muitas pessoas, ao se tornarem Copywriters, enfrentam dificuldades em captar clientes e precificar seus serviços de forma justa porque nunca precisaram fazer isso antes.

Saber como divulgar seu serviço e demonstrar o valor do seu trabalho serão fundamentais para você ser um Copywriter bem-remunerado.

3 – Mentalidade empreendedora

O último Pilar essencial para ser um Copywriter é cultivar uma mentalidade de empreendedor.

Significa que você alinhar seus comportamentos para conseguir trabalhar de casa.

No modelo de trabalho freelancer, tudo depende de você. Não há um chefe ditando suas tarefas ou garantindo um salário no final do mês. Você é responsável por tomar todas as decisões e criar suas próprias oportunidades.

Para ter sucesso nesse ambiente independente, é essencial cultivar a auto-responsabilidade. Isso significa assumir a responsabilidade por resolver problemas e buscar soluções, mesmo quando enfrenta dificuldades. 

Definir suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, estabelecendo um plano claro para alcançá-los também será fundamental para você ser um Copywriter bem-sucedido.

Afinal, essa é uma das grandes vantagens de trabalhar como freelancer: criar seu próprio caminho.

Por último, mas não menos importante, você precisa desenvolver o autogerenciamento.

Significa a capacidade de identificar seus pontos fortes e as áreas que precisam ser desenvolvidas para ser um Copywriter desejado pelas empresas.

E um ponto que considero indispensável, reconheça a importância de buscar apoio e ajuda, principalmente, nesse início. 

Tentar aprender tudo sozinho pode ser mais demorado. Você vai gastar mais tempo e energia. Por outro lado, fazer um bom curso de escrita criativa voltado para o mercado freelancer vai te dar a confiança necessária para começar como Redator Freelancer.

Como acelerar o processo de ser um Copywriter que ganha bem

Começar a ganhar dinheiro escrevendo na internet é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.

Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:

É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.

Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.

Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.

O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam: 

Como começar do jeito certo

Quanto cobrar

Onde encontrar os primeiros clientes

Como se relacionar com eles

Como conquistar um faturamento mensal  

Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.

Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.

Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.

Você pode começar a estudar hoje mesmo…

No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

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