Como posso me tornar um Copywriter e viver da escrita - Eduardo B Corrêa

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Redator Freelancer

Como posso me tornar um Copywriter e viver da escrita

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 26 de abril de 2025
Como posso me tornar um Copywriter e viver da escrita
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Você quer saber como pode se tornar um Copywriter para viver da escrita, mas está se sentindo perdido no meio de tanta informação na internet? 

Antes de responder essa pergunta, tem outras que você precisa se fazer: 

Será que eu levo jeito? 

Será que eu vou gostar de trabalhar com escrita todos os dias? 

Quando resolvi me tornar Copywriter em tempo integral, essas dúvidas me davam dor de cabeça, porque eu tinha medo de tentar e não dar certo.

Imagina o tempo, energia e dinheiro perdidos se isso acontecesse. 

Mesmo assim, eu resolvi tentar e a escrita mudou a minha vida. 

Percebo que essas inseguranças são as mesmas de quem quer começar agora, ou até já começou, mas ainda não está conseguindo ter resultado.

Então, nesse artigo, eu vou te mostrar como responder essas perguntas e quais são os pré-requisitos necessários para você transformar a sua escrita em uma nova profissão.

Depois de ler, assista a esse vídeo que gravei sobre o tema. Vai complementar seu aprendizado.

Como você pode se tornar um Copywriter

Existem alguns sinais que você prestar atenção e que vão dizer se leva jeito para se tornar Copywriter. 

Vamos ver quais são.

1 – Você escreve bem. 

Esse “escreve bem” muitas vezes vem carregado de inseguranças, tipo: eu não sei se escrevo tão bem assim. 

Ou, será que sou bom o suficiente para trabalhar com isso e ganhar dinheiro escrevendo

Isso é uma dúvida muito comum.

Sabe qual é o melhor sinal para você perceber se escreve bem? É gostar de escrever. 

Quando a gente gosta de fazer alguma coisa, quase sempre somos bons naquilo. 

Mas, quais são os critérios para você definir se realmente é bom de escrita?

Por exemplo, você gosta de criar textos mais longos? Gosta de ficar pesquisando o tema? 

Depois, fica analisando o texto e pensando: esse parágrafo fica melhor aqui ou ali, vou reescrever esse trecho, vou tentar ver como explico melhor esse conceito.

Você pode ficar horas nesse processo que nem percebe, não vê o tempo passar e isso te dá prazer. 

Além disso, você não sai cansado. Pelo contrário, depois de horas seguidas fazendo um texto, você sai energizado. 

As pessoas elogiam seus textos

Você passou a vida ouvindo as pessoas falarem que escreve bem, que leva jeito para escrever, se dava bem em português, tirava boas notas em redação. 

Esse é o segundo sinal de que você leva jeito para ser um Copywriter

As pessoas sempre falaram: 

“Esse teu texto é bacana, muito legal esse teu texto”

Engraçado é que temos a tendência de não acreditar. 

A gente costuma achar que sabe ou pode menos do que realmente pode. 

Mas, as pessoas à nossa volta, que convivem conosco, têm uma visão muito mais isenta das nossas habilidades. 

Use esses sinais externos para alimentar sua autoconfiança de que realmente escreve bem.

Pessoas pedem para escrever para elas

O terceiro sinal são as pessoas pedindo ajuda para escrever textos para elas.

“Fulano, me ajuda com esse texto aqui”, ou “Escrevi esse texto, dá uma lidinha, vê o que você acha”

Elas confiam em você, sabem que você escreve bem e, por conta disso, pedem para analisar os textos delas. 

Esses três sinais são ótimos indicativos de que você realmente escreve bem. 

Esse é o primeiro pré-requisito para você se tornar um Copywriter.

Precisa ter talento para escrita?

Isso nos leva a outra questão. Você não precisa ter talento para ganhar dinheiro escrevendo.

Eu mesmo não tenho e vivo da escrita há muitos anos. 

Sempre gostei muito de ler e escrever.

Quando fui fazer Meteorologia, por exemplo, uma das coisas que precisava fazer era artigo científico, então tinha que escrever muito. 

Meu orientador rabiscava o que eu fazia, mandava refazer de novo e tal. Isso ajudou a desenvolver minha escrita.

Hoje tenho habilidade de escrita graças ao tanto que treinei. 

Inclusive, mesmo que você tenha o dom da escrita, se não desenvolver, não se transformará em habilidade. 

E sem habilidade você não consegue ter resultado com a escrita. Você precisa treinar de qualquer maneira.

O básico de como se tornar um Copywriter

No método que eu aplico com meus alunos, dentro do Curso Escrita Estratégica, divido o  processo de se tornar um Copywriter em três etapas de aprendizagem.

Etapa 1 – Técnica de escrita para internet

A primeira etapa é aprender a parte técnica da escrita para a internet. 

Não adianta saber fazer ótimos textos jornalísticos, escrever livros de ficção, poemas, relatórios. Isso ajuda porque desenvolve sua habilidade escrita em geral, mas você precisa entender como funciona a escrita na internet.

Existem dois âmbitos importantes aqui. 

A primeira é a parte mais prática, mais tangível: são os textos, os formatos de textos que você trabalha. 

Aqui entra artigo de blog, post para rede social, roteiro para vídeo no YouTube, e-mail, newsletter, texto para site institucional, escrita para livro, apostila para curso. 

Tudo isso são os textos, o meio pelo qual trabalhamos. É o produto que entregamos para o cliente.

Mas, quando falo da parte técnica da escrita, me refiro à estratégia de produção de conteúdo escrito. 

Não adianta saber fazer um artigo de blog lindo se esse texto não vai trazer as pessoas certas para a empresa transformar em cliente.

Se você focar só em desenvolver a parte escrita, você não vai trazer resultado para a empresa.

A função do texto é atrair o público-alvo da empresa, fazer esse público virar seguidor, aumentar a consciência sobre problemas, desejos, necessidades e despertar o desejo pela solução da empresa.

Para entregar esse tipo de resultado, não adianta só saber o formato do texto. 

É o mais simples de aprender. 

Você precisa entender como analisar um público-alvo e extrair os melhores temas para criar os textos.

E, depois, qual a combinação desses temas ao longo do tempo para as pessoas passarem pelo caminho de virar seguidor, aumentar consciência e desejar comprar algo da empresa.

Isso faz parte do que chamo de estratégia de conteúdo escrito e vai além de apenas escrever o texto. 

Principalmente agora, com o ChatGPT, se o Copywriter focar só na produção de texto, sem olhar para a estratégia, vai ser cada vez mais difícil ganhar dinheiro escrevendo.

Precisamos desenvolver esse olhar estratégico para ajudar o cliente a ter resultados. 

Etapa 2 – Conseguir clientes

A segunda etapa é a captação de clientes. Não adianta nada aprender como construir textos maravilhosos, como fazer estratégia de conteúdo para empresas, se não sabe como conseguir clientes.

A primeira coisa é saber como precificar. A segunda é saber vender o resultado que entregamos para o cliente. 

Tem que ter noção de negociação, de venda, de oferecer o serviço. 

Nosso mercado ainda é jovem e não tem consciência do valor do nosso trabalho, ou do resultado que podemos entregar. 

Você precisa explicar para a empresa que os seus textos farão mais pessoas chegarem nos canais digitais e, assim, a empresa vai ter mais clientes, mais faturamento, mais vendas.

Porque, hoje, o conteúdo é o grande filtro que as pessoas usam para decidir o que vão comprar, ou quem vão contratar.

O resultado que entregamos é esse filtro. 

Temos que mostrar que conseguimos entregar esse resultado. 

Por isso, na hora de oferecer seu serviço, você não falar que faz artigo de blog ou post para rede social. Você vai mostrar como ajuda a empresa a ter mais gente chegando no site, mais clientes, mais faturamento, mais vendas.

Existem várias fontes de clientes: 

Plataformas de freelancer

Indicação

Prospecção ativa 

Atração de clientes 

Conseguir clientes é a etapa onde você começa a ganhar dinheiro com a escrita. 

Etapa 3 – Rotina e Organização

Se você realmente quer fazer uma transição de carreira para transformar a escrita numa profissão, vai precisar organizar sua rotina.

Para atender diversas empresas, vai precisar de um certo nível de organização. 

Pegou um cliente, começou a produzir, depois outro, já tem dois clientes com entregas mensais, depois três, quatro, cinco. 

Vai chegar um momento em que, se não aprender a organizar a rotina, vai se enrolar, começar a não entregar, entregar atrasado, fazer correndo, entregar de qualquer jeito, os textos vão voltar para revisão. E vai perder mais tempo.

A quantidade de clientes que você vai  conseguir atender vai depender do seu nível de habilidade de organização. 

No meu primeiro ano como redator, trabalhei com uma plataforma que mandava muito trabalho. Chegou um momento em que tinha dez clientes ao mesmo tempo e fiquei doido. 

Foi aí que percebi a necessidade de desenvolver essa habilidade. 

Cada pessoa tem um limite de clientes. 

Hoje você ainda não sabe, mas fique atento. Vai descobrir isso na prática. 

Hoje, o que funciona para mim são blocos de tempo. 

Distribuo as atividades na semana em blocos: de manhã faço atividades criativas, estudo, crio; à tarde faço lives, reuniões, atendimento, coisas mais automáticas. 

Meu rendimento cai depois do almoço, então guardo a parte criativa para a manhã. 

Preste atenção no que funciona para você. Não tem certo nem errado.

Se conseguir organizar direitinho, consegue ter uma quantidade de clientes bacana sem se estressar. 

Hoje, com o ChatGPT, consigo acelerar produção de artigos de blog em 70%. 

Levava três horas, hoje levo 30 minutos para fazer um artigo. 

Isso ajuda na organização e permite ganhar mais dinheiro. 

Ainda estou correndo atrás disso, mas já está muito melhor que quando comecei. 

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