Você está cansado do seu emprego e quer saber como fazer uma transição de carreira para ganhar dinheiro escrevendo textos na internet?
Além de não ver mais sentido no seu trabalho, não aguenta mais pegar transporte lotado, trânsito e ficar preso na empresa das 8h às 18h?
Mesmo que já tenha decidido que deseja transformar sua escrita em fonte de renda, ainda não conseguiu tomar a decisão de fazer o que precisa ser feito. Está com medo da mudança, medo do desconhecido, medo do novo.
Isso é normal e eu já passei por todos esses medos quando fiz minha transição de carreira para trabalhar com escrita. Por isso, nesse artigo, eu vou mostrar como você pode fazer transição de carreira segura e tranquila, vencendo esses medos.
Assista, também, esse vídeo que gravei sobre o que faz um Redator Freelancer. Vai complementar o artigo.
Como fazer sua transição de carreira sem medo
O fato de você já saber que quer ganhar dinheiro escrevendo textos na internet facilita muito o processo de transição de carreira, pois você já tem um norte, já sabe o que busca.
Mesmo assim, existem três motivos que podem te deixar paralisado e fazer com que você não corra atrás da sua mudança de profissão.
O primeiro deles é não saber por onde começar a ganhar dinheiro escrevendo.
Essa dúvida te deixa perdido e traz o medo de que pode não dar certo, pois você não tem clareza do melhor caminho a seguir.
O segundo motivo, já citado na introdução do artigo, é o medo da mudança.
Mesmo que você esteja sofrendo no seu trabalho atual, o medo do desconhecido te faz se sentir mais seguro onde você está no momento.
Por fim, o terceiro motivo é que você desanima quando pensa que vai começar uma nova profissão do zero e jogar fora toda a sua formação original e experiência profissional.
Como combater esses medos?
Para saber como fazer a transição de carreira de forma mais segura e tranquila, precisamos nos preparar para combater todos os receios que ela traz.
Assim sendo, essa preparação precisa trabalhar dois aspectos: o racional e o emocional.
Preparação racional para fazer a transição de carreira
Trabalhar com escrita na internet é uma ocupação relativamente nova, principalmente no Brasil. Por ser uma profissão pouco conhecida, a maioria das pessoas não sabe bem o que o Copywriter faz, nem como funciona o mercado de trabalho freelancer.
Esse desconhecimento gera e alimenta o medo de fazer a transição de carreira.
Então, você precisa alimentar seu cérebro com informação de qualidade. Ou seja, entender como é o trabalho do redator e como ele se relaciona com o mercado.
Basicamente, você precisa responder as perguntas abaixo:
O que faz um Copywriter ou Redator?
Quanto ganha um Redator Freelancer?
Como é a rotina de trabalho no dia a dia?
A partir do momento em que você começa a entender essa dinâmica, a lógica dessa profissão, você começa a ficar mais tranquilo.
Agora, você não está mais lidando com o desconhecido, pois adquiriu conhecimento sobre o trabalho do Copywriter, mesmo que ainda não esteja atuando na área.
4 fortes motivos para você fazer a transição de carreira para Copywriter
Outra informação importante que vai ajudar você a fazer uma transição de carreira mais tranquila é saber se o mercado freelancer oferece boas oportunidades de trabalho e crescimento profissional.
1 – Tamanho do mercado de trabalho freelancer
Um fator altamente poderoso para você perder o medo de fazer a transição de carreira é saber que o mercado de trabalho freelancer é gigantesco, com milhões de empresas precisando de Copywriters.
A pandemia fez esses empreendedores e empresários perceberem que precisam vender online. Ou seja, eles precisam criar textos para alimentar o site e as redes sociais, transformando esses canais em fontes de atração de clientes.
Mas, para que as vendas aconteçam é preciso produzir conteúdo de qualidade. Ou seja, o conteúdo que atrai o público certo para a empresa,
É esse conteúdo de qualidade que vai transformar esse público em seguidor, e depois, vai fidelizar esse público,
Por fim, vai chegar a hora em que as pessoas vão começar a comprar dessa empresa.
E quem produz esse conteúdo, desde a atração do público até a fidelização?
Não é o dono da empresa, pois ele não tem tempo e nem habilidade para isso,
Quem faz esse trabalho é o redator.
No entanto, atualmente devemos ter em torno de 10 mil redatores atuando no mercado.
Esse número de profissionais não atende à demanda que milhões de empresas exigem.
Então, pode ficar tranquilo, pois não falta trabalho para os redatores.
2 – Não precisa de formação específica para ser Copywriter
Dentro da preparação para ser Copywriter, temos outro fator importante.
Você não precisa ter uma formação específica. Ou seja, você não precisa ser jornalista, não tem que ser formado em comunicação, em letras, nada disso.
Até mesmo se você não tiver formação nenhuma, contanto que escreva bem, não tem problema,
Outro ponto bacana é que você não vai ter que fazer faculdade para virar redator. Você pode fazer um bom curso de escrita criativa e em poucas semanas você vai estar pronto para entrar no mercado.
3 – Não existe Etarismo
Mais um motivo que você pode usar para se motivar a fazer sua transição de carreira para ganhar dinheiro escrevendo na internet é que não importa se você tem mais de 50 ou mais de 60 anos.
No mercado tradicional, existe esse preconceito. É muito difícil alguém com mais de 50 anos conseguir emprego.
Já no mercado freelancer, sua experiência é um diferencial que você pode usar para ser mais valorizado pelas empresas. Inclusive, essa experiência vai ajudar a escolher o nicho mais lucrativo para começar como Copywriter.
4 – Não precisa fazer outra faculdade
Lembra quando falei que você só precisa fazer um curso de escrita para ser Copywriter e já entrar para o mercado?
Pois bem! Você precisa procurar por uma capacitação de qualidade.
Você até pode pesquisar no YouTube e tentar aprender sozinho. Mas não vai se sentir seguro e confiante da mesma forma que fazendo uma formação.
Por quê? Porque você não sabe se você está aprendendo direito.
Você vai se perder em um mar de vídeos, sem saber qual é o caminho que você tem que seguir.
O que você tem que aprender primeiro? E depois? Você não sabe. Você vai na base da tentativa e erro.
Para quem já está com medo de entrar em uma área nova, isso é tiro no pé!
Em contrapartida, fazendo um curso de Copywriting, você tem um conteúdo estruturado de forma didática, com início, meio e fim.
Além disso, existe o acompanhamento de um profissional com experiência no mercado.
E quando você finalizar o curso e entrar no mercado, novos medos e inseguranças vão surgir. Mas, você vai ter o suporte do seu professor nessa hora.
Preparação emocional
Agora, vamos abordar o lado emocional para que você saiba como fazer uma transição de carreira mais tranquila.
Primeiramente, você tem que saber qual é o seu grande porquê. Ele será a fonte de força e motivação para fazer uma mudança tão importante, que vai influenciar a sua vida pessoal e profissional.
Olhe para si mesmo e responda essas perguntas:
Qual é o seu real motivo para virar redator?
É ganhar mais?
É ter mais prazer no trabalho e realização profissional?
É ter mais qualidade de vida?
Ter mais liberdade de tempo, trabalhando remotamente no home office?
Ter consciência do seu grande porquê vai dar força para vencer qualquer problema que aconteça durante sua transição de carreira.
E quando surgirem as dificuldades típicas do começo em uma nova profissão, você vai encará-las de uma maneira melhor se entender por que está fazendo essa mudança.
Lembra quando falamos que um dos três motivos que te impedem de fazer a transição de carreira é começar uma nova profissão do zero?
Na verdade, não é bem assim. Muito pelo contrário! Você aproveita toda sua experiência profissional, seja lá qual for a sua área, para compensar a falta de experiência como redator.
Ou seja, você escolhe a área que você tem mais experiência e começa a escrever para as empresas desse nicho.
Por exemplo, você tem quinze anos de experiência como professor. Então, comece a escrever para escolas, de primeiro e segundo grau, para universidades, etc
Dessa forma, seu texto vai ser bem melhor do que aquele escrito por alguém que não teve vivência na educação.
Então, mesmo que você não tenha experiência como redator, você pode conseguir uma vaga, vencendo um redator mais experiente, mas que não tem a sua vivência.
Além disso, a sua experiência vai ser o diferencial para você cobrar mais caro e ter um retorno financeiro melhor.
Por fim, você vai escrever com mais tranquilidade, mais rapidez, e ter mais confiança para divulgar seu serviço.
Este é o melhor momento para você fazer sua transição de carreira
O que você está buscando hoje?
- Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
- Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
- Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
Você pode começar a estudar hoje mesmo…
No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

Como ser Copywriter em 2025: 7 FATOS que mostram o quanto está fácil começar

Como saber se chegou a hora de mudar de profissão para trabalhar com escrita

Transição de Carreira: eu sofria com a Síndrome do Fantástico

Aprenda a Arte da Procrastinação Produtiva
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.