Fazer Live no Instagram ou no Youtube se transformou em um excelente caminho para quem quer usar as redes sociais para divulgar seu negócio. Uma boa Live pode atrair as pessoas certas, engajá-las com seu conteúdo e, até mesmo, vender seu produto ou serviço.
É claro que, para alcançar esses resultados, você precisa saber escolher o melhor conteúdo, estruturar suas falas e manter a atenção das pessoas.
Se você nunca fez uma transmissão ao vivo, fique tranquilo. Você não precisa ser um Redator profissional para fazer um bom roteiro para bombar suas Lives (mas, caso goste de escrever e queira saber mais sobre trabalhar como Redator Freelancer, nesse artigo tem tudo o que você precisa)
Nesse artigo eu vou mostrar tudo que você precisa para saber como fazer Live no Instagram e no Youtube e incluir esses recursos poderosos dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
5 Motivos para fazer Live no Instagram ou no Youtube
Tem muita gente se aproveitando que as Lives caíram no gosto das pessoas e entregando conteúdo raso só para aproveitar o momento. Não faça isso. Prepare suas Lives com carinho, sempre pensando na sua audiência e na melhor maneira de ajudá-la.
Assim, você consegue obter diversas vantagens que podem alavancar seus resultados nas redes sociais. Vamos ver as principais.
1 – Aumenta o alcance da sua mensagem
Se você está no Instagram ou no Youtube buscando novos seguidores ou inscritos, as Lives podem ajudar muito.
Provavelmente, você já percebeu que o alcance orgânico, principalmente no Instagram, tem diminuído cada vez mais.
Com isso, e também por causa do aumento de volume na produção de conteúdo diário, os algoritmos têm priorizado as publicações que possuem mais engajamento e interações do público.
No entanto, os empreendedores e profissionais liberais que costumam fazer Lives com frequência têm a oportunidade de minimizar o impacto dessa redução de alcance.
Isso acontece porque, quando você sabe como fazer Lives, tanto no Instagram quanto no Youtube, o seu conteúdo tem o potencial de gerar muito engajamento, já que as pessoas podem se comunicar com você em tempo real.
Por isso, as próprias plataformas costumam aumentar a distribuição orgânica das Lives.
2 – Aumenta o engajamento da audiência
Um dos maiores desafios dos produtores de conteúdo, atualmente, é prender a atenção das pessoas. Afinal, na internet existem centenas de coisas distraindo nossa atenção a todo momento.
Nesse contexto, saber como fazer Live no Instagram e no Youtube se torna essencial para atrair e manter a atenção das pessoas que precisam do seu trabalho. Tanto as que já seguem você, quanto aquelas que não conhecem o que você faz.
Grande parte das pessoas prefere assistir transmissões ao vivo para se conectar com a pessoa que está falando, ou, até mesmo, para aprender, enquanto realiza outras atividades.
Isso significa que você tem mais chance de cativar essas pessoas, mostrando que pode ajudá-las com os problemas que estão vivendo e que, não por acaso, você resolve.
Enquanto está ao vivo, você pode conversar com as pessoas, fazer perguntas, enquetes, tirar dúvidas, ver os comentários e gerar uma profunda conexão com sua audiência.
Essa conexão é essencial para que elas se tornem suas seguidoras, ou motivar quem já segue você a permanecer engajando em seus conteúdos.
3 – Atrai um público mais qualificado
O que é um público qualificado? São pessoas realmente interessadas no que você tem a dizer, pessoas que estão passando pelos problemas que a sua aula, terapia, tratamento ou consultoria resolve.
Em resumo, são as pessoas certas para assistir suas Lives no Instagram ou no Youtube.
E como você pode atraí-las?
Em uma Live você tem tempo suficiente para abordar um tema de forma mais profunda e detalhada do que em um vídeo comum. As Lives no Instagram têm duração de uma hora, enquanto no Youtube não existe limite de tempo.
Portanto, é uma ótima oportunidade para você entregar um conteúdo incrível para essas pessoas, cativando-as com sua maneira de falar e de ensinar.
Além disso, as pessoas que se propõem a investir esse tempo para assistir uma Live, provavelmente, estão muito interessadas no assunto que você vai tratar.
Dessa forma, fazer Lives no Instagram e no Youtube são ótimas maneiras de “filtrar” quem você deseja alcançar, entregando conteúdos relevantes para as pessoas que realmente precisam de você, transformando-as em seguidoras e, depois, em clientes ou pacientes.
4 – Não tem custo (financeiro)
Uma das maiores vantagens de saber como fazer uma Live no Instagram ou no Youtube é que você não precisa gastar dinheiro.
Você pode usar a câmera e o microfone do seu celular e a sua própria conexão de internet, que deve ser de qualidade.
Você também pode realizar as Lives pelo computador, desde que tenha uma boa câmera e um microfone de qualidade.
O que não significa que não exista um custo – por isso os parênteses estão no tópico.
Você precisa investir tempo e energia na preparação da sua Live (vamos ver daqui a pouco como fazer isso) e bloquear sua agenda no horário da transmissão.
5 – Gera confiança
Se você é Empreendedor ou Profissional Liberal que oferece algum serviço, precisa saber que as pessoas só vão se tornar suas clientes se você passar em dois testes:
Teste da personalidade: as pessoas precisam gostar de você para comprarem de você. Essa é uma premissa para todo profissional que vende um serviço que é entregue pessoalmente como uma consultoria, uma terapia, um tratamento, ou uma aula de personal.
Se as pessoas não forem com a sua cara, não gostarem do seu jeito de falar, de se expressar, elas nem vão ficar na sua Live, quanto mais cogitarem contratar o que você oferece.
Então, esse é o primeiro teste que você precisa passar com sua audiência.
Teste da capacidade técnica: depois que as pessoas gostarem de você, elas começarão a avaliar a sua capacidade técnica, baseada na qualidade do conteúdo que está entregando na Live.
Por exemplo, se você deseja fazer um curso de inglês e entra na Live de um professor que tem um curso para vender, provavelmente não compraria se ele não parece dominar o idioma, certo?!
Da mesma forma, você precisa mostrar para as pessoas que estão assistindo sua Live que você entende do assunto que está tratando.
Para saber como fazer Live no Instagram ou no Youtube você precisa mandar bem ao vivo, já que não existe possibilidade de edição.
Lembra da fala do Faustão: “Quem sabe faz ao vivo” ?!
Pois é, quando você está entregando seu conteúdo em uma Live, precisará mostrar o domínio que possui do assunto, precisa mostrar que entende do que está falando.
Isso gera confiança nas pessoas, que é essencial para elas verem que você é especialista na sua área e começarem a cogitar que você pode ser a melhor solução para o problema que desejam resolver.
Ok, agora vamos ver o que você precisa fazer antes de iniciar uma transmissão ao vivo.
O que fazer antes da Live começar
A preparação é o segredo do sucesso (não lembro quem falou isso, mas é verdade 😉 ).
Já que estamos falando de uma transmissão ao vivo, a preparação se torna mais importante ainda, para que tudo saia do jeito que você imagina.
Vamos ver o que você pode fazer antes de começar a Live para minimizar as chances de acontecer qualquer coisa de errado, aumentando as chances de encantar sua audiência.
1. Planejar o conteúdo
Talvez você já tenha assistido uma aula (ou uma Live) em que a pessoa começou a falar de um assunto, de repente pulou para outro que não tinha nada a ver, depois foi para um terceiro mais nada a ver ainda.
E você ficou com aquela impressão que as coisas não faziam muito sentido, certo?!
Ou, então, uma aula em que o professor esgotava o conteúdo antes da metade do tempo disponível e não tinha mais o que falar.
Esses são típicos sinais de falta de planejamento de conteúdo.
O pior é que essas experiências deixam uma má impressão sobre a pessoa que está passando o conhecimento.
Por isso, o primeiro passo para saber como fazer uma Live de sucesso é pensar e organizar qual será o conteúdo.
Você precisa ter clareza sobre o que deseja ensinar, qual o objetivo da Live, sobre o que vai falar, onde vai começar e onde vai terminar.
Também precisa definir quais serão os tópicos a serem abordados e quanto tempo vai falar em cada um deles.
Eu sugiro que você faça um roteiro para organizar esse conteúdo. Mais para frente, neste artigo, vou te ensinar como montar um roteiro para sua Live, organizando essas coisas, ok?!
2 – Ensaiar
Sim, você precisa ensaiar. Principalmente, se você estiver começando a fazer Lives no Instagram ou no Youtube, e ainda não tem muita intimidade com a câmera, ou em falar ao vivo.
Ao ensaiar, você estuda o conteúdo, memoriza os principais pontos que precisam ser falados e prepara seu cérebro para trabalhar mais rápido no momento da transmissão.
O que significa isso Eduardo?!
Significa, que ele estará pronto para fazer conexões interessantes do conteúdo com os comentários das pessoas, lembrará com mais facilidade de exemplos práticos ou histórias que nem entraram no seu planejamento de conteúdo, mas que vão enriquecer sua Live.
Você também vai conseguir improvisar mais rápido se algo der errado.
Ou seja, você ficará mais preparado em todos os sentidos para fazer uma ótima Live, mostrando para as pessoas que valeu a pena estarem ali ouvindo seu conteúdo.
O quanto treinar vai depender de você. Tem gente que ensaia uma vez e já se sente pronto, enquanto outros ensaiam dez vezes para ter mais segurança.
3 – Testar os equipamentos
Essa é óbvia, mas tem gente que se esquece. É importante você testar algumas coisas antes de começar a transmissão como a qualidade da imagem e do som e a posição da câmera.
E, claro, a velocidade da internet.
Para evitar qualquer imprevisto, no dia da transmissão, faça alguns testes e verificações algumas horas antes de começar
4 – Organizar o cenário e a iluminação
Um item importante para você verificar quando vai fazer uma Live no Instagram ou no Youtube é o que vai aparecer e o que você não quer mostrar.
Ou seja, o cenário. Dependendo do local que será utilizado, você poderá compor seu cenário, colocando móveis e livros que sejam interessantes para sua audiência.
É claro que você não precisa de um cenário de novela para fazer a sua live, mas é importante que o ambiente esteja organizado para passar uma boa impressão.
Eu, por exemplo, gosto de colocar alguns livros importantes do meu segmento, sobre Negócios, Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal com as capas visíveis para as pessoas verem.
Sua audiência é observadora e vai prestar atenção. E esses elementos compõem a imagem que eles criam sobre você.
Lembra da conexão que falei antes? Pois é, ver um livro que você já leu na estante do profissional que está fazendo a Live mostra que vocês possuem gostos parecidos.
E as pessoas adoram se relacionar com quem possui semelhanças. Isso pode facilitar e, até mesmo, reforçar, a conexão com seu público.
Em relação à iluminação, também não precisa de nada especial.
Na maioria das vezes, a própria iluminação do ambiente ou a luz natural entrando pela janela são suficientes para que a imagem fique nítida.
Apenas preste atenção para não deixar sombras no seu rosto, que atrapalhe as pessoas a olharem para suas expressões enquanto fala.
O melhor ângulo de iluminação é você ficar de frente para a fonte de luz. Caso use iluminação artificial, evite a luz amarela. Use a luz branca que deixa a imagem mais nítida.
5 – Divulgue o máximo que puder
O último passo na preparação antes de fazer uma Live no Instagram ou no Youtube, é avisar para as pessoas sobre o evento.
Como falei antes, não confie na distribuição orgânica do algoritmo, principalmente do Instagram.
Use todos os seus recursos para avisar às pessoas que você fará uma Live. Faça posts com um ou dois dias de antecedência, envie e-mails para sua lista, caso possua uma.
Faça pequenos vídeos para o feed e o story no Instagram avisando da Live e falando um pouco sobre o que você vai ensinar.
O segredo de uma boa divulgação é despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo conteúdo que será apresentado.
Agora que você já sabe como se preparar para fazer uma Live no Instagram e no Youtube, vamos ver a parte mais técnica ou operacional do evento.
Como fazer uma Live no Instagram
O recurso de transmissão ao vivo foi implementado em 2016 no Instagram. Na época, elas não ficavam gravadas e só podiam ser assistidas no momento em que estavam ocorrendo.
Atualmente, você pode fazer Lives no Instagram com até uma hora de duração e depois a gravação pode ser disponibilizada no IGtv.
Vamos ver o passo a passo para começar uma Live:
Passo 1: acesse o aplicativo e faça login.
Passo 2: pressione sua foto como se fosse fazer stories.
Passo 3: selecione a opção Ao Vivo.
Pronto, a transmissão irá começar automaticamente.
Passo 5: para terminar, é só clicar em Encerrar no canto superior direito.
Passo 6: depois de finalizada a Live, o Instagram pergunta se você deseja salvar no IGtv ou descartar o vídeo.
Como fazer Live no Youtube
O recurso de fazer transmissões ao vivo pelo Youtube foi disponibilizado em 2008, e vem sendo aprimorado até hoje.
Atualmente, você consegue fazer lives pelo Youtube direto no seu celular ou pelo computador, através do próprio site do YouTube.
Também pode usar alguns programas próprios para fazer a transmissão como o Obs Studio e o StreamYard.
Diferente do Instagram, onde o recurso já vem pronto para todos, no Youtube você precisa primeiro ativar a função.
É bem simples, você só precisa fazer o seguinte:
- Acesse o YouTube e clique em Configurações no menu lateral esquerdo;
- Na página Conta, clique no link Ver recursos adicionais;
- Clique em Ativar na seção de Transmissão ao vivo.
Pronto.
Vamos ver como fazer Live no Youtube usando o celular e também no computador.
Passo 1: acesse o seu canal do YouTube e faça login, pois para fazer uma Live você precisa estar logado.
Passo 2: clique no ícone da câmera no canto superior direito da tela, ao lado das notificações. Depois clique em Transmitir ao Vivo para criar sua transmissão.
Passo 3: o Youtube pedirá permissão para acessar sua câmera e microfone. É só clicar em Permitir para liberar.
Passo 4: o YouTube vai mostrar uma tela para você configurar sua Live, criando um título, definindo o público e adicionando uma descrição do que será ensinado.
Você também precisará optar por programar a Live, ou seja, deixar a live pronta para começar em um horário específico. Quando estiver tudo pronto, clique em Próxima.
Passo 5: você pode criar uma foto em miniatura para usar na Live. O YouTube permite que você tire uma foto na hora, usando a sua webcam, ou você pode fazer o upload de uma miniatura personalizada.
Passo 6: o YouTube oferece a possibilidade de compartilhar a sua Live em outras redes sociais sem ter que sair do site. Para fazer isso, é só clicar no botão Compartilhar e selecionar a rede social desejada.
Passo 7: Pronto, agora é só clicar no botão Transmitir ao vivo para iniciar a sua Live.
Passo 8: Para encerrar sua Live é só clicar no botão vermelho Encerrar transmissão.
Depois de encerrar a Live, você pode optar por deixar a gravação salva para o público assistir, ou pode alterar as configurações de privacidade, deixando no privado e ninguém ter acesso.
Você pode até mesmo apagar o vídeo do seu canal.
Roteiro para Lives que encantam
Para saber como fazer uma ótima Live no Instagram e no Youtube, ela precisa ter uma pauta, direcionando o começo, o meio e o fim do conteúdo.
Para fazer um Roteiro para Live no Instagram e no Youtube você usa a mesma lógica como se você fosse fazer uma palestra ou gravar um vídeo.
Precisa planejar seu conteúdo e organizar em um documento que você possa consultar antes e durante a transmissão ao vivo.
Um bom Roteiro contribui de diversas maneiras para que sua Live seja bem-sucedida:
- Faz você manter o foco no tema proposto;
- Ajuda a memorizar todas as informações e falas importantes;
- Direciona os principais tópicos que serão abordados;
- Adequa o conteúdo ao tempo de duração da Live, em até uma hora no Instagram, pelo menos, já que no Youtube não existe limite.
Vamos ver a estrutura de um bom Roteiro para Lives:
a) Escolha do Tema
A primeira parte e a mais importante é a escolha do assunto que será tratado durante a sua Live.
Para acertar na escolha, você precisa conhecer bem as necessidades do seu público. Na verdade, quanto mais você entender o perfil da sua persona ou do seu Cliente Ideal, melhor conseguirá escolher um tema que aborde os problemas que ele vive.
Faça uma lista de possíveis assuntos que podem ser interessantes para as pessoas que você deseja impactar e escolha o que estiver com mais vontade de falar.
Caso você já tenha desenhado uma estratégia de Marketing de Conteúdo, deve ter algumas Linhas Editoriais das quais extrai os assuntos para postagens nas redes sociais, certo?!
Elas também são excelentes fontes de temas para Lives.
Nesse vídeo, eu falo mais sobre como você pode escolher a melhor Linha Editorial para seu negócio.
Use os critérios que quiser para escolher o tema da sua Live, mas lembre-se de exercitar a Empatia, se colocando no lugar da sua audiência, antes de bater o martelo.
b) Crie um Título que desperte a curiosidade
Na atual guerra pela atenção que vivemos na internet, cada detalhe conta para que as pessoas certas prestem atenção no nosso conteúdo.
O que faz com que elas parem e queiram assistir sua Live, que é um investimento grande de tempo e atenção?
Com certeza, o interesse vai começar pelo título que você escolher.
E ele tem que ser coerente com o tema da Live.
E como criar bons títulos, que despertem a curiosidade e o interesse das pessoas que seguem você?
Vou deixar 3 modelos aqui para você usar, que têm eficiência comprovada. Você mesmo já deve ter aberto vários conteúdos com títulos assim.
Tudo o que estiver entre “[ ]” a seguir é onde você deve substituir por algo relacionado ao seu nicho.
Modelo 1: Como fazer
Como [Eliminar um Problema/Dor Específico] Sem [Outros Problemas/Consequências]
Exemplo: Como eliminar a ansiedade sem tomar medicamentos.
Modelo 2: Listas
X [passos/dicas/etapas] para [BENEFÍCIO] [PROBLEMA]
Exemplo:
5 passos para você manter seu estúdio de Pilates funcionando durante a crise
6 passos essenciais para você vender serviços online
Modelo 3: Aprendizagem
[Saiba/Aprenda/Descubra] como [RESOLVER UM PROBLEMA]
Exemplo:
Como evitar os problemas da amamentação no primeiro mês do bebê
Aprenda a convencer seus clientes presenciais a comprarem seus serviços online
Com um pouco de treino você desenvolverá sua criatividade em criar títulos interessantes. Não tenha medo de trocar algumas palavras para que se adapte melhor ao seu nicho.
O importante é entender o conceito e usar estes títulos para aumentar o interesse em assistir sua Live no Instagram ou no Youtube.
c) Abertura da Live
Dê as boas-vindas às pessoas.
Pergunte se o som e a imagem estão bons.
Faça uma breve apresentação (não é contar a história da sua vida ok?!) sobre você, falando basicamente o que você faz. Essa apresentação é para quem ainda não conhece seu trabalho e está tendo um primeiro contato com você na Live.
Interaja um pouco com as pessoas, permitindo que o algoritmo faça a distribuição dos avisos que sua Live está iniciando. Esse aquecimento inicial também serve como quebra gelo com a audiência.
Contextualize o tema, falando da sua motivação em escolhê-lo. Nesse ponto, eu gosto de falar dos problemas que minha audiência está passando e que me levaram a criar uma Live para ensinar algo que vai ajudá-los.
Isso aumenta o interesse das pessoas em ficar até o final.
d) Desenvolvimento do Tema
Você terá, no mínimo uma hora para entregar seu conteúdo. Portanto, você terá tempo para trabalhar um conteúdo mais profundo para gerar reflexões, ou mais prático, com exercícios que podem ser aplicados durante a Live.
Basicamente, você pode seguir os seguintes passos, no desenvolvimento do tema:
Explique como as pessoas lidam e convivem com os problemas que motivaram o tema central da Live. Explore como elas se sentem em relação a isso, para gerar conexão com quem está assistindo e passando pela mesma situação.
Explique quais são as consequências, vantagens e desvantagens em não resolver esses problemas. Detalhe tudo o que pode acontecer.
Conte histórias que exemplificam e divirtam. Pode, inclusive, ser a sua própria, se você já passou por isso.
Depois você explica como resolver o problema, focando na sua metodologia. Dê exemplos práticos sobre como funciona seu processo ou atendimento, ou seja, explique como você faz para resolver aqueles problemas.
É importante detalhar como a pessoa vai se sentir depois de resolver. Assim, você desperta o desejo pela solução.
e) Fechamento
Aqui você já terminou o conteúdo e está pronto para resolver todas as dúvidas e comentários que surgirem.
Pergunte se as pessoas entenderam, se foi útil para elas.
Agradeça a todos que acompanharam a Live até o final e peça para elas compartilharem o conteúdo com outras pessoas que possam se interessar.
Faça sua despedida.
Pronto para fazer Lives no Instagram e no Youtube
Saber como fazer uma Live no Instagram e no Youtube pode aumentar muito suas chances de capturar a atenção das pessoas que realmente precisam do seu trabalho e pode alavancar os resultados que você está buscando nas redes sociais.
Neste artigo, eu procurei detalhar tudo o que você precisa saber para começar a fazer suas Lives tanto no Youtube quanto no Instagram, incluindo essa poderosa ferramenta de relacionamento na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Também mostrei as principais vantagens de saber como fazer Lives em relação ao seu negócio, desde conquistar seguidores qualificados, até vender seus serviços para eles.
Agora é começar e ir melhorando com o tempo. E se ficou com alguma dúvida, comenta aqui embaixo do artigo que eu terei o maior prazer em responder, ok?!
Hey,
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