Sabia que se você souber como escrever artigos para empresas pode complementar sua renda, sem precisar sacrificar seu trabalho atual ou sua rotina?
Este é um dos serviços mais lucrativos para o Copywriter no mercado digital.
Por isso, nesse artigo você vai aprender:
1 – Os segmentos de mercado que mais contratam pessoas para escrever artigos
2 – Como usar o ChatGPT para escrever artigos mais rápido
3 – Onde conseguir seus primeiros clientes
Aproveite e também assista ao vídeo que gravei sobre o tema.
Porque começar a escrever artigos para Blogs
Atualmente, todas as empresas tentam transformar seus sites em canais de atração de clientes. E a maneira mais eficiente de fazer isso é através do Google.
Diariamente, milhões de pessoas pesquisam por termos relacionados às suas dúvidas, desejos, problemas, profissionais que desejam contratar e produtos que querem comprar.
O objetivo das empresas é atrair seu público-alvo com conteúdos que vão ajudar as pessoas quando elas pesquisarem no Google.
Para isso acontecer, elas precisam saber como criar artigos para que seus sites apareçam nas primeiras páginas de pesquisa do Google.
O problema é que os donos de empresas não têm tempo para aprender porque precisam tocar seus negócios. Por isso, eles contratam quem sabe.
Hoje, existem milhões de micro e pequenas empresas que não têm profissionais de marketing contratados e terceirizam a produção de conteúdos.
Se você souber como escrever artigos para blogs dessas empresas, terá uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho freelancer.
Tudo que as empresas mais desejam é ter alguém que saiba como levar centenas e até milhares de pessoas todos os meses para seus sites.
Os melhores segmentos de mercado para escrever artigos
A escolha do nicho certo pode facilitar bastante a sua entrada no mercado. Alguns dos setores que mais contratam Copywriters e Redatores Freelancers incluem:
- Saúde e Bem-Estar: Clínicas, médicos, terapeutas e nutricionistas sempre precisam de conteúdos para educar e atrair pacientes.
- Alimentação: Desde receitas até dicas sobre alimentação saudável, esse nicho tem uma demanda enorme.
- Viagem: Hotéis, agências de turismo e apps de locação de imóveis precisam de artigos para atrair visitantes.
- Tecnologia: desde startups até empresas que desenvolvem soluções para todos os segmentos da sociedade
- Educação: escolas, faculdades, cursos preparatórios para Enem e para concursos públicos, treinamento corporativo, entre outros.
Esses mercados buscam artigos que não só informem, mas também criem conexões com o público e solucionem dores específicas. É aí que você, como redator, agrega valor.
Como escrever artigos mais rápido com ChatGPT
Quando eu comecei, lá em 2017, levava cerca de 3 a 4 horas para escrever um único artigo de Blog. Hoje, eu sei como usar o ChatGPT para criar esse mesmo artigo em poucos minutos, incluindo pesquisa, escrita e revisão.
A Inteligência Artificial derrubou uma das maiores barreiras para quem quer começar a ganhar dinheiro escrevendo artigos: o tempo de produção.
Quando você sabe como usar o ChatGPT, pode escrever vários artigos em apenas um dia, aumentando seus ganhos.
E o melhor é que você pode fazer isso nas suas horas vagas, principalmente se você ainda trabalha em um emprego formal.
Por exemplo, você pode usar o ChatGPT para ajudar a escolher os melhores temas, estruturar seu texto, revisar ortografia, criar títulos chamativos.
Mas, é importante lembrar que o toque humano ainda é essencial. Você precisa revisar, ajustar o tom de voz no texto e validar as informações para garantir que o texto final seja único e relevante.
Por exemplo, ao fechar um contrato para escrever artigos para um cliente novo, você pode configurar um “prompt” (os comandos que passamos para o ChatGPT) que orienta a IA a criar um texto alinhado com as necessidades do público-alvo.
Esse rascunho será a base para você revisar e personalizar o conteúdo, garantindo que ele atenda às expectativas do cliente.
Em média, você pode criar um artigo de 1000 palavras em apenas uma hora de trabalho.
Significa que você pode produzir quatro artigos mensais para um único cliente em uma única manhã.
Se você cobrar de R$ 150 a R$ 200 por artigo, estará ganhando de R$ 600 a R$ 800 por mês com apenas 4 horas de trabalho. Bem interessante, não acha?!
Com cinco clientes nesse formato, você alcança facilmente um faturamento de R$ 3 mil a R$ 4 mil por mês.
É assim que você pode usar o ChatGPT para ganhar dinheiro escrevendo textos na internet.
Onde encontrar clientes para escrever artigos de Blog
Encontrar os primeiros clientes pode parecer um desafio, mas existem várias estratégias para facilitar esse processo:
Indicação e Networking: Converse com amigos e familiares sobre sua nova atividade. Muitas vezes, o primeiro cliente vem de uma indicação.
Plataformas de Freelancer: Sites como 99Freelas, Workana, Fiverr e RockContent conectam redatores a empresas que precisam de conteúdos. Apesar da concorrência e da possibilidade de preços mais baixos, essas plataformas são uma excelente porta de entrada para iniciantes.
LinkedIn: Toda semana, centenas de vagas para redatores são anunciadas. Use a busca de vagas, filtre por “redação” e envie candidaturas personalizadas. Mesmo que a vaga exija outras habilidades, como criação de posts para redes sociais ou newsletters, essas oportunidades podem complementar sua renda.
Prospecção Ativa de Empresas: Escolha um nicho e faça uma lista de empresas que podem se beneficiar de conteúdos para blogs. Pesquise no Google, visite os sites dessas empresas e avalie se os blogs estão desatualizados ou sem conteúdos relevantes. Entre em contato diretamente e apresente sua proposta.
O melhor e mais lucrativo nicho para você começar a escrever artigos
Para quem está começando, atuar em um nicho em que você já tem experiência pode ser um grande diferencial.
Por exemplo, se você trabalhou como professor, pode produzir conteúdos para escolas ou cursos preparatórios. Essa vivência agrega valor ao seu trabalho, permitindo que você crie textos mais personalizados e cobre preços mais altos, como R$ 200 a R$ 300 por artigo.
Nichos como educação, tecnologia e saúde são especialmente lucrativos.
Startups, clínicas e faculdades, por exemplo, precisam de artigos bem escritos para educar e convencer seus públicos-alvo. O segredo é alinhar sua experiência prévia com as necessidades do mercado.
É muito fácil começar a escrever artigos para empresas
A barreira de entrada para começar como redator é baixa, mas é essencial ter algumas habilidades básicas:
- Gostar de Escrever: Essa é a base de tudo. Sem paixão pela escrita, o trabalho pode se tornar exaustivo.
- Conhecimentos Técnicos: Aprender SEO, marketing de conteúdo e estratégias para entender o público-alvo. Esses elementos são fundamentais para criar artigos que ranqueiem no Google.
- Aprender a usar o ChatGPT: mesmo que você saiba escrever bem, usar a IA vai acelerar sua produção, permitindo que você trabalhe nas horas vagas e ganhe dinheiro escrevendo, sem atrapalhar sua rotina atual.
Como usar o ChatGPT para escrever artigos de Blog em minutos
Eu tenho um treinamento que é ideal para quem quer começar: rápido, leve e objetivo.
Por um valor quase simbólico.
Em apenas 10 aulas práticas você aprende como usar o ChatGPT para escrever artigos de Blog em poucos minutos.
Forneço todos os prompts prontos que você vai precisar. Os mesmos que eu uso para criar artigos para meus clientes.
Olha o que você vai aprender:
Como treinar o ChatGPT para escrever um artigo quase perfeito, diminuindo muito o seu tempo de revisão
Como criar a persona para o público-alvo de qualquer empresa usando a Inteligência Artificial
Como criar títulos magnéticos para seus artigos que vão fazer as pessoas clicarem para ler
Como criar textos incríveis que vão colar o leitor na tela até o final
Todos os comandos necessários para extrair materiais do ChatGPT com qualidade acima da média
Como falei antes, as empresas PRECISAM DESESPERADAMENTE de profissionais que têm a habilidade de trazer centenas, milhares de visitantes qualificados para seus sites.
Olha que oportunidade maravilhosa para você começar a ganhar dinheiro escrevendo artigos para empresas.
E qualquer pessoa que goste de escrever, com o conhecimento certo, pode aproveitar essa oportunidade.
Toque na imagem abaixo para saber tudo sobre o treinamento Como Usar o ChatGPT para Criar Artigos em Minutos.
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