Como atrair os clientes certos e afastar quem não valoriza seu trabalho  - Eduardo B Corrêa

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Como atrair os clientes certos e afastar quem não valoriza seu trabalho 

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 26 de agosto de 2024
Como atrair os clientes certos e afastar quem não valoriza seu trabalho 
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Você está cansada de aceitar projetos que pagam pouco, mas não sabe como atrair os clientes certos, que realmente valorizam o seu trabalho? 

Só aparece cliente que quer tudo pelo menor preço possível e você está se sentindo preso a projetos mal remunerados, “vagas arrombadas” e, o pior, sem conseguir tempo para prospectar trabalhos melhores?

Nesse artigo, vou te mostrar como você pode mudar esse cenário. 

Vou te ensinar algumas estratégias para atrair os clientes certos – aqueles que pagam bem e valorizam o seu trabalho – ao mesmo tempo que afasta os projetos que drenam sua energia e ainda pagam mal.

Passo a passo para atrair os clientes certos

Aproveite e assista esse vídeo que gravei sobre o tema. Vai complementar o artigo.

1. Entenda o seu valor

A primeira coisa que eu preciso te dizer é que os clientes ruins só aparecem porque você está permitindo. 

Como assim, Eduardo, é tudo o que eu não quero…

Sim, eu sei…mas muitas vezes, a gente fica com medo de perder qualquer oportunidade de trabalho, ou os boletos estão batendo na porta, e acaba aceitando qualquer valor só para garantir a renda do mês. 

O problema é que isso cria um ciclo vicioso.

Você precisa internalizar o seu valor. Se você não sabe o que diferencia o seu trabalho, como vai explicar isso para o cliente? 

Por isso, faça uma análise dos resultados que você já entregou. Quantos projetos já ajudaram seus clientes a crescer? 

Se você está começando, olhe para os cursos que já fez, o tanto que estudou para se preparar. 

Depois, olhe para a necessidade do cliente. Ele não tem o seu conhecimento de produção de conteúdo. Sozinho, pode até usar o ChatGPT para criar conteúdo, mas não vai chegar nem perto da qualidade do conteúdo produzido por você.

E, dificilmente, vai trazer o mesmo resultado.

Com isso em mente, você começa a se posicionar de uma maneira mais forte quando for negociar entregas e preço, por exemplo. 

Quando você sabe o valor que entrega, fica muito mais fácil cobrar o preço certo.

Exemplo Prático: Se você fez um site que aumentou as vendas de um cliente em 20%, isso não é só um “site”. É um resultado financeiro direto para o cliente, que precisa ser valorizado e pago de acordo.

Exemplo prático 2: Se você escreveu artigos para Blog e ranqueou o site do seu cliente na 1a página do Google, isso é um resultado tangível e vale muito mais do que cobrar apenas pelos textos que produziu. 

2. Escolha o seu Cliente Ideal

Agora que você sabe o seu valor, o próximo passo é definir com quem você quer trabalhar. Esqueça o pensamento de que “qualquer cliente é um bom cliente”. Se você tentar agradar todo mundo, acaba atraindo clientes que não valorizam o seu trabalho.

Por outro lado, se não souber o que está buscando, também não vai conseguir direcionar sua energia e foco. 

Desenhe o perfil do cliente ideal, aquele que você adoraria atender. 

Quem são eles? 

Que tipo de negócio eles têm? 

Quais são as dores que eles enfrentam e que você pode resolver? 

Quanto mais claro o tipo de cliente que deseja, mais fácil identificar onde eles estão e como se comunicar com eles.

Dica prática: Use o seu Perfil do Linkedin para atrair esses clientes. E produza conteúdos que falem diretamente sobre as dores e desejos do seu cliente ideal. O algoritmo vai começar a atrair as pessoas certas para o seu perfil. Se o seu cliente ideal não estiver no Linkedin, pode usar a mesma lógica no Instagram. 

3. Posicionamento: seja específico no que você oferece

Especialistas sempre ganham mais do que generalistas. 

Um dos erros que muita gente comete é se posicionar como “faz-tudo”. Quanto mais específico você for no seu nicho, mais valor você vai agregar e mais fácil será de cobrar um preço justo.

Por exemplo, ao invés de dizer que você é “designer”, você pode se posicionar como “designer especializado em branding para startups”. Isso já te coloca em um nicho mais valorizado e facilita que as startups te encontrem – e, claro, paguem mais pelo seu trabalho.

Quando eu comecei como Redator, lá em 2015, não tinha como usar meu conhecimento específico em Meteorologia porque o setor ainda engatinhava no Brasil. 

Mas, hoje, eu poderia tranquilamente me posicionar como Redator especialista na área ambiental graças á minha experiência no setor. 

Mas, mesmo que você não queira segmentar seu trabalho, ainda pode cobrar mais pelos seus serviços. É só aprender a mostrar o resultado que o seu trabalho pode conquistar e vender o seu serviço do jeito certo.

4. Networking 

Já ouviu aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é. Isso também vale para profissionais de conteúdo freelancers. 

Seus clientes ideais precisam te ver, ouvir falar de você, ou ver outros falando sobre você.

Então, invista em networking. 

Participe de grupos de profissionais da sua área Facebook, eventos online e presenciais, workshops. 

Não tenha medo de interagir, comentar posts e ser ativo nas redes onde o seu cliente ideal está. 

Além disso, comece a colecionar “provas” dos resultados do seu trabalho. 

Conseguiu ranquear um cliente no Google? Peça para usar como portfólio e print as telas com os números. Se o cliente quiser dar um depoimento, melhor ainda. 

Aumentou a base de seguidores no Instagram? Faça um “antes” e “depois” do seu trabalho printando as estatísticas que a própria plataforma mostra do perfil. 

Se acostume a usar esses cases de sucesso ao seu favor. 

Testemunhos de clientes satisfeitos, cases de sucesso e até postagens mostrando os resultados dos seus trabalhos anteriores são ótimos para mostrar que você entrega resultados.

Isso gera confiança e mostra que seu trabalho é um investimento, não um custo.

5. Tenha Clareza nas Propostas

Clientes que valorizam seu trabalho esperam clareza desde o primeiro contato. Afinal, se você não gosta de perder tempo com cliente ruim, seu cliente ideal também não gosta de perder tempo com profissional pouco objetivo. 

Ao enviar uma proposta, seja claro nos benefícios, no processo e nos resultados esperados.  Isso já filtra quem não está disposto a pagar pelo valor que você entrega.

Dica extra: não tenha medo de precificar seu trabalho corretamente. 

Clientes que pagam mal geralmente fogem quando veem uma proposta bem detalhada e que já mostra o resultado final. 

Por outro lado, clientes que realmente querem resultados se interessam por propostas claras e bem estruturadas.

Pronto para atrair os clientes certos? 

Então, se você está cansado de aceitar projetos que pagam pouco, defina quem é seu cliente ideal e comece a se posicionar corretamente. 

Percebeu agora porque eu disse que você só atrai cliente ruim se quiser? Só depende de você mudar afastar os clientes que pagam mal. 

E lembre-se: quanto mais você valoriza o seu trabalho, mais você atrai quem está disposto a pagar pelo que você oferece.

Se você gostou desse artigo, lembre de deixar sua curtida e compartilhar ou marcar quem precisa delas. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou queira que eu detalhe melhor algum ponto, é só comentar aqui embaixo, ok?!

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