O medo de vender, ou a vergonha de oferecer o seu trabalho freelancer pode impedir você de conseguir bons clientes que paguem bem pelo seu serviço.
Pergunta como eu sei disso?
Porque, alguns anos atrás, quando fiz minha transição da Meteorologia para virar Coach de Carreira e, depois, Copywriter, eu nunca tinha vendido nada na minha vida.
E sofri muito por conta disso. Porque eu precisava captar clientes para me sustentar, mas não conseguia.
Eu não queria ser o cara chato que oferecia as coisas para as pessoas que não queriam.
E eu descobri que não precisava ser assim.
É o que eu mostro nesse artigo. Você vai aprender exatamente o processo que eu fiz e que hoje ensino aos meus alunos para que eles possam captar clientes com confiança e segurança.
Aproveite e também assista ao vídeo que gravei sobre esse tema.
Medo de Vender ou Vergonha de Oferecer?
Se você é Redator, Copywriter, Social Media, Designer, ou outro profissional de conteúdo, precisa saber como vender seu trabalho freelancer para ter um bom faturamento mensal.
Porque só ficar se candidatando às vagas que aparecem não vai garantir uma renda mensal recorrente.
Quando comecei a ficar sem clientes por conta da falta de respostas das vagas que eu me candidatava, percebi que precisaria encontrar outra forma de captar clientes.
Mas, como eu disse antes, eu não sabia como vender, e precisei correr atrás da solução desse problema.
Fiz um monte de curso de vendas, comprei livros e fiz mentorias. Aos poucos, conforme eu fui aprendendo a vender e colocando em prática o que eu estava aprendendo, notei que o quanto tinha arraigado o medo de vender, ou a vergonha de oferecer meu serviço.
Até porque, aqui no Brasil, a gente tem um problema cultural muito grande com o vendedor.
Acreditamos que vendedor é aquele cara chato que vai tentar te empurrar alguma coisa que você não quer ou não precisa.
E essa era a origem do meu medo de vender.
Eu não queria ser esse tipo de vendedor. Mas, depois de tanto estudo, eu mudei minha maneira de pensar.
Na verdade, o bom vendedor tem uma solução que resolve um problema. E ele vai oferecer essa solução apenas para quem está sofrendo com o problema específico que essa solução resolve.
Na verdade, você se transforma em um facilitador, porque vai ajudar a empresa a vencer o que está impedindo de conquistar um resultado desejado.
No nosso caso, produzimos conteúdos que vão ajudar as empresas a atraírem o público-alvo certo, preparando-o para comprar o produto ou serviço que elas têm.
Mas, até chegar a essa conclusão, precisei acabar com o meu medo de vender.
E eu descobri que é um processo de 3 etapas.
1 – Como vender com confiança
A primeira etapa envolve a parte emocional ou mental.
E ela tem a ver com essa cultura de achar que vendedor é tudo ruim. E, não é.
Como em todas as áreas, existem profissionais bons e profissionais ruins.
E é evidente que você não quer ser aquele cara chato que liga para as pessoas na sexta-feira à noite para empurrar um plano de internet, ou alguma aplicação do banco.
Então, como você consegue trabalhar a mentalidade para quebrar essa crença de que vender é algo ruim?
Primeiro, autoconfiança.
Você confia no seu trabalho?
Você confia no serviço que oferece?
Você se considera um bom profissional?
Aqui, não estou falando apenas da parte técnica.
Estou falando de ser um profissional honesto, ético, dedicado, que vai se esforçar para entregar o melhor para o cliente.
Se você considera assim, então, precisa reforçar esses sentimentos para alimentar sua autoconfiança.
Lembre deles quando for oferecer seu serviço para as empresas.
Lembre que você vai oferecer algo que será feito com carinho, dedicação, profissionalismo e que vai ajudar a empresa a conquistar os resultados que ela precisa na internet.
Trabalhar esse sentimento de autoconfiança em você é o primeiro passo para acabar com o medo de vender.
2 – Valorize o seu trabalho freelancer
Sem conteúdo ninguém vende nada na internet. Você precisa internalizar esse conceito para alimentar sua autoconfiança e valorizar o seu serviço de freelancer.
Como profissionais de produção de conteúdo, sabemos que toda empresa, profissional liberal e empreendedor que está na internet tem como principal objetivo aumentar o faturamento através da captação de clientes, ou de pacientes, quando são da área da saúde.
E sem conteúdo, ninguém consegue atingir esses resultados, certo?!
Quem será responsável por produzir conteúdos estratégicos, de qualidade, que vão atrair o público-alvo da empresa, aumentar a consciência das pessoas a respeito dos problemas e desejos que elas possuem, até despertar o desejo de comprar um produto ou o serviço?
É VOCÊ!
Então, o seu trabalho tem muito valor hoje.
Muitas vezes é o próprio profissional de conteúdo que não se valoriza e, por consequência, a empresa também não valoriza.
Sempre tenha em mente que seus conteúdos vão ajudar seu cliente a conquistar o maior resultado que ele quer: mais vendas, mais faturamento, mais clientes.
Por isso, você tem que valorizar esse serviço, porque sem ele, a empresa não vende nada na internet.
Para perder o medo de vender, você tem que trabalhar essas duas coisas: autovalorização e autoconfiança.
3 – Como vender apenas para quem precisa de você
O terceiro aspecto é identificar os seus sabotadores. O que é um sabotador?
É aquele sentimento, aquela emoção ou até mesmo aquela atitude que impede a gente de fazer o que precisa ser feito. Eles podem ter diversas origens.
No meu caso, quando eu fiz esse processo de autoconhecimento, percebi qual era a origem do meu medo de vender, da minha vergonha de oferecer meu serviço:
Eu não queria incomodar as pessoas. Não queria oferecer algo que a outra pessoa não queria.
Quando essa ficha caiu ficou muito mais fácil de resolver.
E a solução foi aprender a parte técnica das vendas, mais especificamente, estratégias de qualificação de clientes.
Significa identificar aquelas empresas que precisavam do meu trabalho e eu passei a oferecer apenas para quem realmente estava precisando.
A partir daí, também ficou muito mais fácil construir a minha autoconfiança.
Olhe para você e faça esse processo de autoconhecimento.
O que pode estar te sabotando? Qual é a origem desse seu medo de vender, da sua vergonha de oferecer seu serviço?
É a sensação de que você não está pronto ainda?
Você acha que não vai conseguir?
Você tem medo de receber “não”, de ser rejeitado?
Muitas vezes essas questões estão inconscientes. Então, você vai precisar parar, refletir com calma e trazer isso para sua consciência.
Quando você identificar seus sabotadores, vai conseguir encontrar a solução para eles.
A vantagem é que aprender a parte técnica das vendas é muito mais fácil do que as anteriores. E elas também vão alimentar a sua autoconfiança.
Grande parte da minha insegurança vinha do fato que eu não sabia como vender, não entendia o processo de vendas, ou como funcionava a decisão de compra na cabeça das pessoas.
Algumas das coisas que precisei aprender:
- Identificar quem precisa do meu trabalho
- O jeito certo de entrar em contato com a empresa
- Com quem preciso falar dentro da empresa para oferecer meu serviço
- Como fazer uma reunião para mostrar minha solução
- Como apresentar uma proposta
- Como fechar um projeto bacana, de preferência de médio ou longo prazo, que vai te dar previsibilidade de trabalho e dinheiro nos próximos meses.
Eu não sabia nada disso. Mas, depois que aprendi, foi libertador.
Você também precisa entender como funciona esse processo para alimentar sua autoconfiança.
Quase ninguém nasce sabendo como vender
Eu não nasci sabendo vender e quando comecei a estudar vendas descobri que 90% das pessoas também não nasce sabendo vender.
É uma pequena minoria que nasce com esse dom para a venda.
E mesmo essas pessoas precisam lapidar esse talento original para transformá-lo em habilidade e ter resultados.
Como não faço parte dessa minoria, precisei correr atrás. Se eu consegui, você também consegue.
Se você fizer o que mostrei aqui, vai aprender como acabar com seu medo de vender.
Vai passar a oferecer seu trabalho freelancer com toda confiança e segurança. Vai conseguir bons clientes que pagam bem e que valorizam você como profissional.
Esse é o caminho para conquistar o faturamento que você deseja.
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