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Redator Freelancer

Redator Freelancer: como ser mais produtivo no home office

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 11 de dezembro de 2024
Redator Freelancer: como ser mais produtivo no home office
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Todo o trabalho do Redator Freelancer costuma ser home office. E, para quem nunca trabalhou de casa, existem algumas pegadinhas que podem te prejudicar, atrapalhar sua produção e até a qualidade do seu trabalho.

Eu sou Redator em home office desde 2017. Nesse período, aprendi muito sobre mim mesmo, meus pontos fortes e limitações.

Precisei estudar e desenvolver habilidades como organização e planejamento para ser mais produtivo como Redator Freelancer.

E, baseado nessa experiência, eu resolvi escrever esse artigo para ajudar você a não cometer os mesmos erros que eu cometi e começar com o pé direito no seu trabalho home office.

Aproveite para assistir esse vídeo que gravei mostrando como ter uma renda recorrente mensal como  Redator Freelancer. Vai complementar o artigo.

Como ser um Redator mais produtivo no home office

Eu separei 8 dicas que considero que vão te ajudar, principalmente a organizar o seu início como Redator Freelancer trabalhando em casa.

1 – Conheça seu ciclo circadiano

Uma das coisas que mais me ajudou foi conhecer o tal do ciclo circadiano. Apesar do nome complicado, ele é bem simples de entender.

Já se perguntou porque algumas pessoas gostam tanto de malhar pela manhã, se sentindo energizadas o resto do dia, enquanto outras preferem se exercitar à noite, porque relaxam e dormem melhor?

Ou, aquelas pessoas que produzem melhor à noite ou de madrugada, enquanto outras só querem dormir?

É por causa do nosso ciclo circadiano. É um mecanismo que tem como principal função sincronizar as atividades do nosso organismo em um período de 24 horas.

Ele controla uma variedade de processos biológicos, abrangendo a parte física, química, fisiológica e psicológica do organismo.

Ou seja, interfere diretamente na sua produtividade.

Como o Redator pode usar seu Ciclo Circadiano para ajudar no home office?

Você precisa saber os melhores horários para desenvolver cada atividade, dentro da sua rotina de Redator Freelancer. 

Tem um exercício muito simples e prático que vai te ajudar. 

Separe suas tarefas em duas colunas: Criativas x Operacionais

Na 1a coluna liste tudo o que envolve criar alguma coisa (textos, vídeos, solução de problemas, etc) e na outra coluna tudo o que você consegue fazer “sem precisar pensar muito”, por exemplo, preencher uma planilha, fazer cálculos simples ou um relatório de rotina.

Agora, pegue os dias da semana e distribua as atividades criativas nos horários em que você se sente mais energizado, criativo e alerta. E as atividades operacionais nos horários em que você produz menos, está mais sonolento, com o raciocínio mais devagar.

Por exemplo, no meu trabalho home office, eu sempre reservo as manhãs para tarefas que demandam mais criatividade como:

a) Escrever os textos dos meus clientes como artigos de Blog, roteiros para Youtube e posts para redes sociais.

b) Produzir conteúdos para meu Blog e gravar vídeos para meu canal no Youtube

Depois do almoço, meu raciocínio é tão rápido quanto uma tartaruga com câimbra. Por isso, na parte da tarde, eu coloco as tarefas administrativas, como reuniões com clientes, atualizar o financeiro, pagar contas, ou fazer tarefas de casa como ir no mercado, banco, etc.

O segredo aqui é você descobrir os melhores períodos do dia para cada atividade. 

E isso requer prática e observação.

Faça esse exercício nos primeiros meses de trabalho como Redator Freelancer no home office e vá percebendo as melhores combinações de horários e atividades, até chegar em um modelo que funcione para você.

Detalhe: não podemos controlar nosso ciclo circadiano. Mas, podemos contribuir para que ele funcione bem, porque isso também vai influenciar na sua rotina de trabalho. Algumas das próximas dicas são sobre isso. 

2 – Trabalho home-office exige que você seja autogerenciável

Palavra chique para ser organizado, entregar os trabalhos no prazo e saber quais habilidades você precisa desenvolver para ser um Copywriter bem-sucedido.

A dificuldade de implementar essa dica no seu trabalho como Redator Freelancer decorre da falta de hábito em organizar sua rotina de trabalho.

Pensa comigo: 

Quando você trabalha em uma empresa, alguém diz o que você precisa fazer. Em maior ou menor grau, você tem um direcionamento das atividades, metas e prazos.

Quando você começar a trabalhar sozinho como Redator, será você a determinar o que fazer todos os dias.

E aí, batem milhares de dúvidas sobre como organizar sua rotina, o que fazer primeiro, entre outras.

Por isso, você precisa desenvolver a disciplina e ter processos para que isso não atrapalhe a entrega dos textos.

Uma das melhores maneiras de conseguir isso é planejar sua semana. 

Você pode organizar uma agenda preenchendo os horários com as tarefas que serão realizadas em cada dia.

Existem ferramentas que podem ajudar como o Trello e o Asana. Mas, pode ser post it na parede também. 

Adotar um método vai ajudar a não se perder no meio das diversas tarefas necessárias do dia a dia. Também vai ajudar a equilibrar com as atividades de casa, família, filhos etc.

Tudo para que você não atrase a entrega dos textos e queime seu filme com os clientes.

3 – Negocie com sua família para conseguir trabalhar em casa

Este item talvez seja o mais difícil de implementar quando você começar a trabalhar como Redator Freelancer no home office. Porque depende de outras pessoas te ajudarem, no caso, seus familiares. 

Como falei no início do artigo, trabalho em home office desde 2015. Comecei solteiro, depois casei e hoje tenho meu filhinho, Miguel, de quase dois anos.

Posso dizer com conhecimento de causa que cada fase tem características e desafios diferentes, mas um sempre permanece: convencer a sua família que você está trabalhando.

Infelizmente, eles, consciente, ou inconscientemente, vão pensar que, se você está em casa, não custa fazer “um favorzinho” de vez em quando, seja ir no mercado, parar para ouvir uma novidade, ajudar com as crianças.

É claro que devemos ajudar, mas, você perceberá que muitas coisas poderiam ser resolvidas sem sua presença…mas não são, porque você está ali, “disponível”.

Por isso, você precisa sentar e conversar com toda a família que mora na mesma casa que você, explicando que, apesar de estar em casa, você precisa ter um horário de trabalho definido, precisa produzir e entregar resultados, como se estivesse na empresa.

Falando assim parece supersimples, não é?! Acredite em mim, nunca será!

Até hoje eu batalho com minha esposa para não me interromper por coisas simples que poderiam esperar até a hora do almoço.

4 – Sistema de recompensas

Essa dica é para vencer a procrastinação, nosso eterno vilão do trabalho home office. 

Existe uma técnica de produtividade, muito conhecida, chamada pomodoro.

Pomodoro é tomate em italiano. 

Reza a lenda que a técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos para a faculdade.

Ele resolveu estudar em blocos de tempo, alternando horários de descanso.

Para medir o tempo ele pegou um timer da cozinha que, adivinha, tinha o formato de um tomate.

O timer girava a cada 25 minutos e o objetivo de Francesco era ficar 100% focado nos estudos durante esse tempo. Depois ele tirava uns 5 ou 10 min de recreio, fazendo qualquer coisa que desse prazer.

Depois, mais 25 min, outro recrio,  e assim por diante.

Esse tempo não é padrão e varia de pessoa para pessoa. Você pode testar e ver quanto tempo consegue ficar totalmente focado escrevendo. 

Depois que definir, esse período, tira 5 ou 10 min de recreio e se presenteie com “pequenas recompensas” como olhar o IG, WhatsApp ou tomar um café. 

Pode parecer estranho, mas é mais fácil se concentrar no trabalho sabendo que em pouco tempo você poderá “escapar” para fazer algo prazeroso.

Acredite, é motivador. Eu já testei essa técnica e funciona muito bem.

Se não tiver um timer no formato de tomate, pode usar o cronômetro do seu celular, um app ou site. 

5 – Prepare o ambiente para trabalhar home office

A maioria das pessoas não vai conseguir separar um cômodo da casa para servir de escritório, quando começar a trabalhar como Redator Freelancer no home office. 

Mas, você precisa ter pelo menos um cantinho para chamar de seu, onde poderá trabalhar sossegado, de preferência com a porta fechada para se isolar do movimento do restante da casa.

Outro ponto importante: não economize (dentro das suas possibilidades, em uma mesa com altura adequada e uma cadeira ergonômica. 

Seu corpo vai agradecer depois de alguns meses trabalhando todos os dias.

As pesquisas demonstram que ter essa rotina, ter um ambiente de trabalho com a nossa cara, ajuda muito na nossa produtividade e capacidade de concentração.

Quanto mais confortável e acolhedor o seu “ambiente de trabalho” for, maior a chance de você trabalhar bem.

6 – Use a Inteligência Artificial para acelerar sua produção

O ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para aumentar sua produtividade. Diferente do que muita gente pensa, não acredito que a IA vai substituir os profissionais de escrita.

Pelo contrário, acho que todo Redator precisa aprender a usar o ChatGPT para ser um profissionais mais competitivo. Ou, corre o risco de ficar para trás.

É muito fácil e prático de usar.

O ChatGPT pode te ajudar na pesquisa de público-alvo, na escolha dos melhores temas para seus textos, e outra infinidade de tarefas que levariam muito mais tempo sem ele.

Eu consigo escrever artigos para Blog em minutos com o ChatGPT. E, você também pode.

Inclusive, eu tenho um treinamento rápido para quem está começando do zero que ensina como você pode usar o ChatGPT para criar artigos para empresas e ganhar dinheiro com isso.

São apenas 10 aulas, práticas e objetivas, e você ainda leva meus prompts, que eu uso para criar textos para meus clientes.

Sabe o que é melhor? 

As empresas PRECISAM DESESPERADAMENTE de profissionais que têm a habilidade de escrever artigos para Blog para atrair as pessoas que pesquisam no Google.

Olha que oportunidade maravilhosa para você começar a ganhar dinheiro escrevendo artigos para empresas.

E qualquer pessoa que goste de escrever, com o conhecimento certo, pode aproveitar essa oportunidade.

Nesta página eu explico tudo sobre o treinamento.

Pronto para se tornar um Redator home office?

Bom, essas 8 dicas já vão te ajudar muito a começar com o pé direito no home office como Redator Freelancer.

Uma das maiores lições que aprendi nesse tempo trabalhando em casa foi que em matéria de produtividade, não existe certo nem errado.

Já testei muita coisa, estudei muito esse tema, já ensinei para muitas pessoas também. E eu entendi que o melhor caminho é testar e ver o que funciona melhor para você.

Portanto, use essas dicas como um norte e não como uma estrutura engessada ok?! 

Veja o que dá certo para você, o que precisa ajustar ao seu ritmo, à sua casa ou à sua rotina. 

O importante é que você encontre a melhor maneira de aproveitar ao máximo sua energia, mantendo sua produtividade em alta.

 

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