Uma das dúvidas mais frequentes que eu recebo é quando alguém quer começar como Redator Freelancer, mas não sabe o que fazer.
Quando eu comecei em 2017, o mercado era muito diferente, não tinha IA e a consciência das empresas sobre nosso trabalho era bem menor.
Por isso, se eu estivesse começando hoje, faria várias coisas diferentes.
Vou colocar aqui um passo a passo que eu seguiria para começar como Redator Freelancer e ter resultados rápidos.
Aproveite e também assista esse vídeo que eu fiz sobre os 3 serviços mais lucrativos para começar como Redator. Vai complementar o artigo.
6 coisas que eu faria para começar hoje como Redator Freelancer
Separei algumas ações práticas que podem ajudar você a começar como Redator Freelancer. São coisas que eu mesmo faria, se estivesse começando hoje.
1 – Faria um curso de escrita para acelerar o aprendizado
Quando eu comecei como Redator Freelancer não tinham cursos e precisei aprender tudo sozinho. Deu muito mais trabalho, levei muito mais tempo e cometi erros desnecessários.
Hoje, eu faria um bom curso de escrita, que me daria a segurança de estar aprendendo o que preciso do jeito certo.
Eu sempre escrevi muito bem. Como Meteorologista, publicava artigos científicos e tal. Depois que me tornei Coach de Carreira, criei um Blog para escrever sobre meus serviços.
Mas, eu nunca tinha prestado serviços de escrita profissionalmente. Por isso, teria feito um curso que me ensinasse o que precisava.
O que eu quero dizer é o seguinte: mesmo que você já escreva muito bem, apenas sua escrita não fará tudo sozinha.
Você vai precisar de alguns outros conhecimentos:
✅ Marketing de Conteúdo
✅ SEO
✅ Storytelling
✅ Copywriting
Com esses conhecimentos, você será capaz de criar textos que tragam os resultados para as empresas: atrair o público certo, transformar visitantes em seguidores e estes em clientes:
2 – Escolheria um nicho que já domino para compensar a falta de experiência
Tenho 10 anos de experiência como Meteorologista, além de um Mestrado e meio Doutorado na área (que eu abandonei para fazer transição de carreira).
Então, eu aproveitaria minha formação e experiência para atender empresas desse setor, incluindo energias renováveis e outras relacionadas ao meio-ambiente.
Tem várias vantagens em iniciar por um nicho que você já tem experiência:
✅ Teria muito mais confiança e segurança para começar porque conheço esse mercado, os profissionais que atuam nele, o público-alvo que as empresas querem atingir e os problemas que elas enfrentam.
✅ Também aumentaria a minha velocidade de produção, pois estaria escrevendo sobre temas que já conheço e domino, permitindo que eu atendesse mais empresas com um maior volume de textos, ganhando mais.
✅ Minha vivência na área seria um diferencial e eu poderia cobrar mais por isso, afinal meus conteúdos seriam muito mais personalizados e alinhados com a realidade das empresas, diferente de qualquer outro Redator, que ainda precisaria pesquisar e aprender.
Só para você ter uma ideia do poder dessa estratégia, meus alunos do Curso de Escrita MEE chegam a cobrar até 4x mais do que outros Redatores iniciantes.
Você pode usar sua formação original e/ou experiência em qualquer segmento do mercado tradicional como diferencial do seu trabalho como Redator Freelancer.
Vamos ver alguns exemplos:
Se você é professor, profissional de Letras, Pedagoga, ou Educadora, escolha o nicho de Educação e ofereça seus serviços para escolas, cursinhos preparatórios, faculdades, cursos de idiomas.
Se você é de RH (analista, psicóloga, gestora) ofereça serviços para consultorias de Recursos Humanos, empresas de Recrutamento e Seleção, consultorias empresariais, treinamento corporativo, Headhunters
Se você é Engenheiro civil ou Arquiteto, ofereça seu serviço para empresas da construção civil, imobiliárias, escritórios de arquitetura e designers de interiores.
Percebeu a lógica?
3 – Montaria um “Portfólio Vendedor”
Mesmo sem clientes, você pode ter um portfólio, que são amostras de textos para enviar a quem estiver interessado no seu serviço.
O ideal é que você coloque no Portfólio amostras de textos relacionadas aos serviços que vai oferecer.
Por exemplo, eu escolheria escrever textos para Blog das empresas, que é um dos serviços mais lucrativos para começar como Redator Freelancer.
E, também, porque eu gosto mais de escrever textos longos e é possível cobrar bem por esses serviços.
Criaria 2 ou 3 textos nestes formatos.
Escolheria alguns temas específicos que as empresas de Meteorologia possuem e colocaria meu ponto de vista sobre eles, contaria alguma experiência que tive, etc.
Ou seja, mostraria a minha vivência no meu Portfólio. Afinal, esse seria meu diferencial e seria interessante já mostrar logo como seriam meus textos.
4 – Buscaria meus primeiros clientes antes de “me sentir pronto”
Eu comecei a ensinar no início de 2021, quando lancei a primeira turma do meu curso de escrita.
Desde então, uma das coisas que percebi que mais atrapalha o iniciante é o sentimento de “não se sentir pronto”.
A pessoa fica estudando, estudando, escrevendo textos, montando portfólio….e esse gerúndio nunca acaba.
Pensa comigo: quando você se formou na faculdade, depois de 4 anos estudando, e foi buscar seu primeiro emprego, estava se sentindo pronto?
Eu, não estava.
Mas, hoje, olhando para trás, depois de alguns anos trabalhando na sua profissão, você deve se sentir muito mais confiante e seguro do que naquela época, certo?!
O que trouxe essa sensação de “saber o que precisa fazer” foi a prática.
Por isso, eu buscaria meus primeiros clientes o mais rápido possível, antes mesmo de terminar o curso de escrita que faria – minha 1a dica, lembra?!
Esse primeiro cliente poderia vir como indicação do meu círculo pessoal e profissional.
O que eu faria para começar a ter clientes como Redator Freelancer?
Meu primeiro passo seria divulgar para todos os meus amigos e parentes que estou iniciando nesta nova atividade profissional.
Depois, conversaria com todos meus colegas de profissão, perguntando se a empresa deles não precisaria desse tipo de serviço.
Tenho uma aluna que “vendeu seu serviço de escrita” para a própria empresa que trabalhava na época, e começou a produzir artigos para o blog corporativo. E conseguiu um bom complemento de salário.
Inclusive, foi assim que consegui minha primeira cliente, por indicação de uma grande amiga que conhecia uma pessoa que estava precisando de ajuda na produção de conteúdos.
Tem gente que subestima essa ação, mas hoje, sempre conhecemos alguém que pode precisar de serviços no digital, ou esse alguém pode conhecer alguém que precisa.
Além disso, uma pessoa que já te conhece, já vai confiar em você, o que facilita a contratação, nem que seja para teste.
5 – Aprenderia a usar o ChatGPT o mais rápido possível
Tem gente que está com medo de ficar sem trabalho por conta da Inteligência Artificial. Eu já acredito no contrário.
A IA vai facilitar a vida de quem deseja começar como Redator Freelancer. É totalmente possível você ganhar dinheiro usando o ChatGPT, mesmo que esteja começando do zero.
Ela aumenta a produtividade, você vai conseguir produzir mais textos em menos tempo. Assim, você consegue atender mais clientes e ganhar mais.
Além disso, ela ajuda a acelerar várias tarefas que demandam cada vez mais tempo do Redator como, por exemplo, pesquisa de público-alvo, análise de dados, criação de títulos atrativos, etc.
Eu realmente acredito que alguns Redatores serão substituídos, não pela IA, mas por outros Redatores que sabem usar a IA.
6 – Aprenderia como fechar projetos de longo prazo por um preço justo
Para mim, uma das grandes vantagens de trabalhar como Redator Freelancer é fazer meu próprio salário. Não preciso ficar dependendo da empresa para ter aumento.
E a melhor maneira de desfrutar dessa vantagem é saber como ter um faturamento mensal recorrente para me dar conforto e tranquilidade.
Eu posso cobrar o que achar justo pelo meu trabalho e ter vários clientes até conquistar meu faturamento desejado, que pode chegar a mais de R$ 10 mil mensais.
É claro que não vou conseguir ganhar isso logo de cara. Mas, se eu conseguir fechar bons projetos de longo prazo, por um valor justo, desde o primeiro cliente, será um ótimo começo.
Para isso, eu precisaria aprender algumas coisas de vendas e negociação, porque durante meu tempo na CLT nunca precisei vender nada.
A primeira delas seria não vender textos e sim resultados.
Se você ficar oferecendo textos, será visto como custo pelas empresas…porque elas sabem que precisam alimentar os canais digitais com conteúdos.
Mas, o que as empresas realmente querem com esses conteúdos? Vender, ter mais clientes, aumentar o faturamento.
E, meus conteúdos podem ajudar a conquistar esse resultado, já que serão eles que vão atrair o público-alvo certo, engajar essas pessoas, aumentar a consciência delas sobre os problemas e soluções, até despertar o desejo de comprar.
Então, eu precisaria aprender como vender esse resultado para as empresas. Assim, elas vão valorizar mais meu serviço e me ver como um investimento.
Esse é o segredo para você cobrar mais do que a maioria dos redatores de conteúdos iniciantes.
Este é o melhor momento para você começar como Redator Freelancer
O que você está buscando hoje?
Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
Já é um Redator/Copywriter iniciante que precisa de mais segurança e está com dificuldade em conseguir clientes?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esses objetivos.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
Você pode começar a estudar hoje mesmo…
No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.
7 Vantagens de ganhar dinheiro escrevendo como Redator Freelancer
Shark Tank Brasil: lições que todo Copywriter iniciante deve aprender
Redator Freelancer: como ser mais produtivo no home office
10 melhores sites para trabalhar como Redator Freelancer
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.